tag:blogger.com,1999:blog-5990150600938929950.post4881189992590079214..comments2024-02-06T13:05:54.586-08:00Comments on Blog do José Lemos: O SOFÁJosé Antonio Lemos dos Santoshttp://www.blogger.com/profile/11411220616979468882noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-5990150600938929950.post-7470520249497249122020-12-27T14:21:09.148-08:002020-12-27T14:21:09.148-08:00Prezado José Lemos
Muito bom seu artigo mas, se me...Prezado José Lemos<br />Muito bom seu artigo mas, se me permite, quero acrescentar algumas informações pertinentes na condição de profissional que participou deste processo desde o início.<br />A proposta dos corredores em BRT foi buscada no resultado do primeiro plano integrado de transporte coletivo realizado em 1997. Este plano trazia que em médio a longo prazo um modelo de rede torncalizada seria necessário. Resgatamos este plano em 2008 e o inserimos no Plano Copa apresentado ao Governo Federal.<br />Dado início ao projeto dos BRTs em 2010 fomos (nós técnicos da Agecopa) surpreendidos com a decisão da alteração para VLT, apenas fundamentado num "estudo" que apareceu em 2011 vindo de uma consultoria portuguesa. Sem nenhum poder de opinar junto aos gestores restou-nos fazer os ajustes necessários para transformar um Projeto Básico de BRT em um Anteprojeto de VLT.<br />Após a suspensão da obra em 2015 foram dois anos entre ações judiciais e tratativas com o Consórcio responsável pela retomada do empreendimento. O diálogo esvaiu-se em 2017 quando uma operação da Polícia Federal mostrou a prática de atos ilícitos que ocorreram mesmo ainda no processo licitatório e perdurou durante a obra, inclusive narrado pelos agentes públicos que participaram do ilícito.<br />O nosso VLT infelizmente nasceu fruto de decisões escuras e fomentado por propinas. Não houve, absolutamente, nenhum respaldo técnico para justificar a alteração. Repito: NENHUM!!!<br />Recentemente nos debruçamos durante dois anos, sem nenhuma interferência de gestores ou políticos, em estudar a viabilidade deste empreendimento VLT ou a sua troca sob a ótica jurídica, de engenharia e econômico-financeira (SINFRA, PGE, CGE, MDR, CAIXA).<br />Quanto mais nos aprofundamos, mais nos certificamos que a opção pelo VLT tornava-se inviável sob os três aspectos citados. Na questão econômica o custo de conclusão é quase o dobro para o VLT, mesmo quando consideramos a aquisição da frota de ônibus elétrico pelo Estado na solução BRT. O mesmo ocorre na tarifa ao usuário. Quando partimos para a Engenharia da Analise de Valor o resultado apontou que a solução BRT alcança um ganho de desempenho quase 20% melhor VLT. Aqui estamos falando do resultado para os clientes do sistema quando aplicamos os dados da matriz origem/destino do transporte coletivo, atualizada em 2019. Falo de tempos de viagens mais curtos, menor integração e atendimento em viagem direta aos centros de Cuiabá e Várzea Grande, onde estão concentradas as maiores zonas de atração de viagens (áreas não cobertas na rede VLT).<br />Além disso, quando avaliamos o resultado econômico ao longo do ciclo de vida do projeto (20 anos), verificamos uma economia de R$ 1,5 bilhão na solução em BRT comparado ao VLT. Do total investido no VLT (1 bi) aproveita-se 300 milhões e a diferença (700 milhões) será requerida pelo Estado em Ações Judiciais.<br />Mesmo que o estado não consiga reaver essa diferença de 700 milhões, e que ela seja incorporada ao valor global do BRT, ainda assim o custo final da obra ficará em 1,5 Bi contra 1,8 bi estimado no VLT.<br />Para fazer este trabalho nos despimos de paixões por A ou B, sempre buscando o melhor resultado sob a ótica dos clientes do transporte coletivo.<br />Conheci cada um dos 40 trens hoje estocados no pátio, acompanhei a manutenção deles por dois anos, sei que os produtos entregues são de ótima qualidade e teria, portanto, todos os motivos para entender que a melhor solução seria concluir o empreendimento atual. Aliás este era o meu pensamento de dois anos atrás antes de iniciarmos o trabalho de levantamento e análise das soluções possíveis.<br />Há outros dados relevantes mas que não cabe colocarmos aqui por restrição de caracteres. Coloco-me à disposição para melhores esclarecimentos.<br />Grande Abraço<br />Rafael DetoniRafael Detonihttps://www.blogger.com/profile/07446409224161620701noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5990150600938929950.post-36785625600733582212017-08-31T06:26:15.661-07:002017-08-31T06:26:15.661-07:00Perfeito esse artigo, ilustra bem a nossa triste r...Perfeito esse artigo, ilustra bem a nossa triste realidade. Todos as pessoas deveriam ter a oportunidade de ler "algo assim" para não perder o "trem da história sem querer"!Maria Sônia da Silva Feitosa Oliveiranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5990150600938929950.post-80111274855497974262017-08-31T06:20:48.792-07:002017-08-31T06:20:48.792-07:00Nossa... é bem isso mesmo! Esse artigo é perfeito!...Nossa... é bem isso mesmo! Esse artigo é perfeito! Todos deveriam ler algo assim para refletir sobre a nossa triste realidade. Parabéns !!!Maria Sônia da Silva Feitosa Oliveiranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5990150600938929950.post-54489561921570612942017-08-30T07:03:57.330-07:002017-08-30T07:03:57.330-07:00Até quando ficarão impunes?Até quando ficarão impunes?OSWALDO PULLEN PARENTEhttps://www.blogger.com/profile/05007598524066739345noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5990150600938929950.post-12107987025229283052017-08-29T14:39:26.489-07:002017-08-29T14:39:26.489-07:00Perfeito!Perfeito!Paulo Sérgio de Campos Borgeshttps://www.blogger.com/profile/03018896884904849395noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5990150600938929950.post-41005912384507672472017-08-29T07:56:37.385-07:002017-08-29T07:56:37.385-07:00triste verdadetriste verdadeJoao Mariohttps://www.blogger.com/profile/03985139421158479860noreply@blogger.com