"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



terça-feira, 13 de setembro de 2011

JÚLIO DE LAMONICA FREIRE



                                                                                                              (10/11/1937 – 11/09/2011)

JÚLIO DE LAMONICA FREIRE, arquiteto e urbanista cuiabano, após formado pela UnB em 1970, retornou a Cuiabá onde participou e ajudou na criação do Grupo de Trabalho que projetou e coordenou a construção do Centro Político-Administrativo  (CPA). Vinculou-se também à recém criada Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) onde posteriormente veio a ser um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo daquela instituição federal de ensino superior, tendo nela desempenhado diversas funções ao longo de sua carreira de professor.  Além de assessorar o governo do estado, Júlio De Lamonica Freire também foi assessor técnico da prefeitura de Cuiabá em períodos diversos. Jamais deixou de se preocupar com os destinos  da profissão e da responsabilidade social do arquiteto enquanto  categoria profissional e parcela importante da cidadania, tendo  participado ativamente de movimentos civis como o que no início da década de 80 reivindicava a instituição do planejamento urbano em Cuiabá (que veio a gerar o IPDU,  extinto este ano) assim como, desempenhou as funções de Conselheiro  do CREA-MT por longo período e participou da criação do Departamento de Mato Grosso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB_MT)  e da Associação Profissional dos Arquitetos de Mato Grosso  (APA-MT),  entidade precursora do atual Sindicato dos Arquitetos de Mato Grosso – SARQ-MT.  Ultimamente acompanhava o processo de criação e instalação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), tanto em nível nacional, como em nível de estado. Além de graduado em Arquitetura e Urbanismo,  alcançou o grau de Mestre na ECA-USP.  Deixou os livros “Por uma Poética Popular na Arquitetura” e “Cuiabá , nosso bem coletivo”.  Para nós da UNIC o professor Júlio De Lamonica Freire tem uma importância especial  pois foi ele que, convidado pelo então Reitor Altamiro Belo Galindo, mesmo já aposentado na UFMT  aceitou o desafio  e começou a construção do nosso  curso de Arquitetura e Urbanismo, pedra a pedra, montando aos poucos sua equipe de trabalho e só deixando a coordenação do curso após consolidado.  O professor arquiteto Júlio De Lamonica Freire nos deixou na madrugada de domingo, aos pingos de uma das primeiras chuvas que preparam a próxima primavera.  Por isso os cursos de Arquitetura e Urbanismo da UNIC  prestam-lhe hoje e amanhã esta homenagem em sinal de respeito, admiração e gratidão ao grande homem, chefe de família, cidadão  e arquiteto, paradigma do profissional que buscamos formar nesta academia. Deixou viúva a professora Doutora Maria de Lourdes Bandeira De Lamonica Freire,  apoiadora e incentivadora, filhos e netos.

PROFESSOR  JÚLIO , OBRIGADO!
Cuiabá, 11 de setembrp de 2011.

3 comentários:

  1. Lindo, José Antonio! Grata por tão singela e carinhosa homenagem ao meu irmão muito querido.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Zé Antônio, grato pelas suas palavras em homenagem ao meu querido mano Julinho, que foi deixando grandes amigos como você e tantos outros.
    Abraço e tudo de bom pra você e sua família.
    Marcus

    ResponderExcluir
  3. Amigo Zé Antonio, grato pelas palavras em homenagem ao meu querido mano Julinho, que foi deixando grandes amigos como você e tantos outros.
    Grande abraço e tudo de bom pra você e família.
    Marcus

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.