"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



quarta-feira, 9 de maio de 2012

ENTREVISTA COM CALATRAVA

Foto PiniWeb

Veja uma resposta de Santiago Calatrava quando perguntado sobre a importância do desenho a mão livre em su entrevista à PiniWeb, esta semana.

Você faz desenhos à mão livre. Na primeira apresentação pública do Museu do Amanhã, em 2010, você fez desenhos em aquarela ao vivo para explicar o projeto. Em um mundo cada vez mais digital, quando muitos alunos só desenham com computadores, como vê a importância do desenho à mão livre para conceituar e desenvolver projetos?


Se não fosse capaz de falar, eu desenharia. Se você não pode se comunicar com alguém porque fala uma língua diferente, então provavelmente faria um desenho ou se comunicaria por gestos. Imagine que desenhar é como falar. O desenho ainda carrega uma outra qualidade, não apenas a de condensar as ideias, mas também a intuição, que é sublimada pelo gesto. O gesto é muito importante. Pense na arquitetura de Oscar Niemeyer, você pode praticamente defini-la como um gesto: a Igreja da Pampulha, o Palácio da Alvorada. Com apenas duas ou três linhas, Niemeyer praticamente condensa a essência de um edifício. É a força do desenho: não é apenas uma linguagem, mas ele condensa as intenções. Essa é a mensagem que passaria a um estudante de arquitetura: desenhe, desenhe. É como aprender a falar, no momento em que começa, passa a falar melhor. Simplesmente não tenha receio. E nunca abandone, se realmente quiser ter um certo conforto na linguagem do desenho.






Só para tomar gosto e ver o resto em:

http://www.piniweb.com.br//construcao/arquitetura/pedro-rivera-entrevista-santiago-calatrava-no-rio-de-janeiro-258172-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.