"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

POLICLÍNICA À VENDA?

A partir da forma rápida e sem discussões como foi aprovada pela Câmara Municipal a nova lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano de Cuiabá em maio do ano passado, todo cuidado seria pouco em relação à novas aprovações de leis tratando da cidade. No início de agosto deste ano o promotor Carlos Eduardo Silva informou publicamente - notícia reproduzida aqui no BLOG DO JOSÉ LEMOS no dia 04/08 - que o Ministério Público Estadual (MPE) havia instaurado procedimento para apurar a alienação de quatro imóveis do município de Cuiabá, autorizadas pela Câmara Municipal de Cuiabá no dia primeiro do mês. Passado quase 2 meses da lei autorizativa, sem nenhuma nova notícia sobre o assunto, resolvi buscar por conta própria informações sobre a quantas andava a alienação dos imóveis. Encontrei então na Gazeta Municipal a Lei n. 5574 de 03/08/2012 com as autorizações para "alienar sob a forma de venda" aqueles lotes de terras urbanas a que se referiu o promotor, com seus respectivos caminhamentos topográficos.
Aí aconteceu uma grande surpresa para quem estava interessado apenas em saber se nas alienações aprovadas constavam algumas áreas de maior utilidade às populações dos bairros: UMA DESSAS ÁREAS ABRIGA NADA MAIS NADA MENOS QUE A POLICLÍNICA DO VERDÃO!

Marcação sobre imagem do Google

Incrédulo, li e reli a Lei, busquei o Google, fui ao local para ter certeza se o que estava escrito correspondia de fato com a realidade. E corresponde. O que justificaria a prefeitura solicitar autorização e os vereadores aprovarem a alienação de um equipamento tão importante como esse? Na visita ao local ainda vi que edifício está sendo reformado com placa de obra. Não bastasse a importância de um equipamento de saúde pública de grande utilização, a Policlínica encontra-se em uma quadra onde está o MERCADO ATACADISTA que está sendo transferido para dar lugar a parte do estacionamento da Arena Pantanal, por que então a prefeitura vender? Inclusive, a Policlínica estaria nos planos da Copa do Pantanal sendo aguardada sua ampliação e modernização para apoio aos jogos da Copa na Arena. Será que a população da Cidade Alta sabe dessa decisão? Será que concorda? Fora o grande interesse especulativo de uma área contígua à Arena Pantanal, qual seria outra motivação? A prefeitura está precisando de tanto dinheiro assim a ponto de sacrificar um equipamento tão valioso para a população? Resta à prefeitura e aos vereadores darem as explicações urgentes, antes das eleições. 

2 - As outras áreas também são importantes. A do JARDIM CUIABÁ tem mais de 1 ha, praticamente colada à Avenida 8 de Abril. Será que estão sabendo dessa intenção de venda os moradores do Jardim Cuiabá, os vizinhos da área, que compraram seus lotes constando que ali seria uma praça ou um equipamento público, conforme exige a Lei Federal 6766/79? Veja abaixo. Área maravilhosa para uma praça ou um equipamento urbano público.
Marcação sobre imagem do Google

3 - A área do BAIRRO ALVORADA, é a que motivou meu interesse inicialmente por se tratar de um bairro praticamente sem praças ou áreas verdes ou outras áreas de uso público. Fica a 3 quadras da Av. do CPA. Será que a população sabe do interesse de vender da prefeitura?


Marcação sobre imagem do Google

4 - A área do JARDIM VITÓRIA é a maior de todas a 4, com mais de 1,2 ha. Trata-se também de um bairro carente de áreas verdes públicas, praças, entretanto não consegui identificar por ser contígua à ruas sem denominações e áreas não identificáveis sem informações adicionais. Mas a prefeitura certamente poderá explicar.

5 comentários:

  1. Ainda bem que Cuiabá ainda conta com profissionais como você, comprometidos com a sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, José Antonio!

    Li seu artigo com o interesse de sempre, pois eles nos tornam mais conhecedores das realidades de Cuiabá e das suas imensas possibilidades de progresso. Porém, hoje ao acabar de ler seu artigo me preocupei com suas descobertas, porque elas põem a mostra irregularidades cometidas pela prefeitura e pelos vereadores. Preocupei-me por você, talvez esteja se expondo demais... Cuidado, meu amigo! Li hoje na internet que o exército colocou agentes para "blindarem" o ministro Joaquim Barbosa de qualquer ataque físico...temem por ele! Por favor, não se esqueça do caso Daniel... Rogo e peço a Deus por sua integridade física e por sua paz!
    Grande abraço
    Maristella

    ResponderExcluir
  3. Como diria Boris Casoy... "Isso é uma, vergonha!!!". Até quando vamos ter políticos desse tipo, que antes das eleições se mostram como cordeiro, mas depois de eleitos, viram lobos? Desfazer de uma policlínica? Sera que sua administração é tão boa que ninguém fica doente???
    Não podemos deixar isso passar em branco, vamos comentar com os vizinho, com os amigos...Vamos meter a boca no balão...

    Denisar N Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Maristella obrigado por suas preocupações e orações, a gente sempre precisa de quem esteja do nosso lado torcendo e rezando pela gente. Mas neste caso especial, embora seja bem vinda a advertência, penso estar muito distante dos casos citados, mas nem por isso a gente pode ficar calado. Como você sabe, a cidade é nossa, do cidadão, mais que isso, principalmente dos nossos filhos, netos e demais descendentes. Temos a responsabilidade que cuidar pelo menos um pouquinho dela por eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, José Antonio

      Eu achava mesmo, conhecendo você, que iria me dar esse tipo de resposta, digna de um lutador pacífico, mas não passivo!

      Continuarei orando por você,
      enquanto Deus me mantiver de pé neste mundo.

      Fique com Deus.
      Abraços
      Maristella

      Excluir

Digite aqui seu comentário.