"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



quarta-feira, 24 de abril de 2013

ESTAÇÃO ANTÁRTICA

PINIweb.com.br


16/Abril/2013

Projeto do Estúdio 41, de Curitiba, vence concurso para reconstrução de estação científica do Brasil na Antártica


Grupo coordenado por Fábio Henrique Faria propôs a criação de blocos para a distribuição dos usos da edificação


Rodrigo Louzas

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Marinha do Brasil anunciaram o resultado do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que seleciona o melhor projeto de arquitetura para as novas instalações da base brasileira. Em primeiro lugar, ficou o projeto dos profissionais do Estúdio 41, de Curitiba, coordenado pelo arquiteto Fábio Henrique Faria e tendo como coautores Emerson Jose Vidigal, Eron Costin e João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro. Os vencedores ganham, além do projeto contratado, um prêmio de R$ 100 mil.

Leia mais em : http://www.piniweb.com.br//construcao/arquitetura/projeto-do-estudio-41-de-curitiba-vence-concurso-para-reconstrucao-281019-1.asp

Um comentário:

  1. Belo projeto. Faz parte do material de aula da disciplina de PA V. Utilizo-o como um dos exemplos do uso do princípio de organização linear na solução de projetos de arquitetura, bem como, um dos exemplos de soluções modulares, além é claro, de mostrar que podemos desenvolver propostas rigorosamente técnicas sem deixar de considerar as questões estética e humana da arquitetura .
    As funções e finalidades da edificação, as características inóspitas do local, foram os principais condicionantes que influenciaram nas decisões arquitetônicas, tendo como consequência a adoção de um partido também técnico e funcional. Apesar desta resposta arquitetônica, observa-se que houve, no ambiente de convívio, lazer e estar, uma preocupação em criar um espaço dinâmico que busca uma integração tanto com o exterior quanto com os ambientes adjacentes, fugindo completamente da compartimentação dos demais ambientes, deixando-o menos técnico e mais humano.

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.