"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ARENA CONCORRE A MELHOR ESTÁDIO DE 2014

olhardireto

24/01/2015 - 14:13

Mesmo com problemas, Arena Pantanal concorre ao prêmio de melhor estádio de 2014

Da Redação - Wesley Santiago
Danilo Bezerra-Olhar Direto


A Arena Pantanal está concorrendo ao prêmio de melhor estádio de 2014. O concurso está sendo realizado pelo site especializado em estádios, StadiumDB.com, que realiza uma votação para eleger a melhor arena do planeta. Ao todo, são 32 concorrentes disputando o título, sendo que oito são brasileiros. Vale lembrar que o postulante mato-grossense foi alvo de diversas críticas no ano passado e foi 'fechada' na última quarta-feira para reparos.
O estádio mato-grossense concorre com outros sete estádios brasileiros, sendo que seis deles foram utilizados durante a Copa do Mundo de 2014, são eles: Arena Corinthians, Arena da Amazônia, Arena da Baixada, Arena das Dunas, Beira-Rio, Allianz Parque (Palmeiras) e o estádio Kleber Andrade, que fica em Cariacica, no Espírito Santo.
 
Os outros países que também estão representados são os Estados Unidos com quatro estádios. Hungria, Polônia e Turquia com dois cada e Arábia Saudita, Belarus, Chile, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Irlanda do Norte, Israel, México, Nigéria, Rússia e Singapura, com um cada.
 
Esta é a quinta vez que o prêmio é realizado. O concurso já elegeu como estádios do ano o Aviva Stadium, da Irlanda (2010), a PGE Arena Gdańsk, da Polônia (2011), a Arena do Grêmio, do Brasil (2012) e a Ghelamco Arena, da Bélgica (2013). Este ano haverá uma novidade, arquitetos especializados em estádios também ajudarão na escolha.
 
Na votação aberta ao público, cada internauta aponta seus cinco estádios preferidos e o sistema calcula qual foi o vencedor. No ano passado, 25 mil pessoas ajudaram a escolher o vencedor de 2013. Já na votação do júri especializado, os critérios levados em consideração são: impacto visual, relação com a vizinhança, inovação e custo-benefício. Se os vencedores das duas categorias forem diferentes, ambos serão premiados.
 
Problemas na Arena
 
Concorrendo ao prêmio de melhor estádio de 2014, a Arena Pantanal teve diversos problemas durante o ano passado e não escapou de diversas críticas, principalmente da imprensa nacional. Problemas como: falta de limpeza e de água, elevadores sem funcionar, sujeira no entorno, entre outros foram detectados no local. Também vale ressaltar que a obra ainda não foi concluída pela empresa Mendes Júnior.
 
O estádio recebeu partidas de todas as divisões do Campeonato Brasileiro de 2014, Copa do Mundo de 2014, Copa do Brasil, além de um amistoso internacional. O alto custo com a manutenção do Complexo da Arena Pantanal, de aproximadamente R$ 700 mil por mês, foi um dos motivos para que o ex-governador Silval Barbosa iniciasse o processo de concessão do estádio. A decisão de conceder ou não o espaço para a iniciativa privada será do atual governador, Pedro Taques (PDT).

Na última quinta-feira (22) o Governo do Estado decidiu 'fechar' o estádio para reparos, por conta da péssima situação das instalações e dos diversos problemas encontrados. “A Arena foi construída para sediar os jogos da Copa do Mundo e o fez com louvor. Mas vieram as chuvas e os problemas apareceram. A Arena não está interditada, mas, sim, necessita  de reparos emergenciais”, afiançou o secretário do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.