"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



terça-feira, 2 de julho de 2019

VERTICALIZAÇÃO, ATRAIR E NÃO ESPANTAR

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
 Distrito Industrial de Cuiabá  - Criado em 1978 - 695 ha

José Antonio Lemos dos Santos
     Tratamos aqui verticalização como os processos de transformação da produção primária agregando-lhe valor econômico. Por exemplo, o algodão rende mais se é transformado em roupa. Só que para chegar à roupa primeiro tem que virar fio e depois tecido, para só então se transformar em uma peça de vestuário. O trabalho, braçal ou mecânico, artesanal, intelectual ou industrial é o fator que agrega valor a cada passo desta transformação, neste exemplo o algodão. Poderia ser um automóvel, mesmo sofisticado ainda assim é resultado da combinação de muitos produtos primários transformados, alguns com transformação tão elaborada que leva muitos de nós a esquecer que a origem dessas maravilhas está lá na produção primária, desvalorizando-a.
     Quanto mais o produto primário é processado mais valor é agregado, exigindo a cada passo mais tecnologia, preparo de mão de obra, acessibilidade a bens e serviços complementares e outras, gerando em troca progressivamente mais renda, melhores salários e empregos de maior qualidade. Assim, a verticalização das economias não é nivelada como se todos os processos de transformação tivessem o mesmo nível de sofisticação e exigências, e nem acontece em um plano como se todos os pontos do espaço regional atendessem a todos os requisitos de cada etapa de seus processos de transformação.
     Em geral a verticalização acontece em espaços urbanos hierarquizados funcionalmente nas redes de cidades, de acordo com a qualidade de suas infraestruturas urbanas e de suas instalações produtoras de bens e serviços, bem como, da disponibilidade de mão de obra qualificada, energia, transportes, comunicações, centros de ensino e pesquisa, localização estratégica etc. Assim, seria como se tivéssemos duas escadinhas frente a frente: de um lado a dos requisitos dos processos de transformação e de outro a da disponibilidade de infraestrutura urbana, ou das cidades. Os processos de verticalização só se instalam nos degraus da hierarquização urbana compatíveis com seus requisitos. Só que a economia não fica esperando que este ou aquele estado, esta ou aquela cidade se prepare para receber os processos de verticalização. Se tiver condições tudo bem, se não, procura outro lugar com vantagens comparativas ainda que em outro estado ou país. E é o que está acontecendo em Mato Grosso.
     O problema é verticalizar a economia em Mato Grosso pois ela está acontecendo fora do estado em um processo inaceitável de exportação da renda e dos empregos de maior qualidade em prejuízo dos mato-grossenses. É preciso ampliar a capacidade atrativa da rede urbana, em especial da Região Metropolitana de Cuiabá, e em todo o estado, pois há espaço para a verticalização em todo seu território. Um bom começo seria aproximar a ferrovia de todas as regiões reforçando a espinha-dorsal do estado, a BR-163, e ampliando a rede de zonas industriais nos polos do estado, reativar o gás boliviano e a hidrovia do Paraguai, internacionalizar de fato o Marechal Rondon e criar um sistema sólido e honesto de estímulos fiscais. Atrair e não espantar.
     Este é o maior e quase insolúvel problema do estado pois, mais que dinheiro e técnica, exige estadistas, homens com ampla visão pública de futuro, o recurso mais escasso nesta terra tão pródiga em outros valores. Perdemos um dos raros na semana passada, Ivo Cuiabano Scaff, cidadão-profeta do desenvolvimento que há quase 50 anos anteviu o futuro do estado como grande produtor de matérias-primas e implantou distritos industriais em suas cidades-polo já pensando na futura verticalização necessária. A demora é irrecuperável e condena Mato Grosso a eterno celeiro e seu povo a cidadãos de segunda classe.


Trat

4 comentários:

  1. Mais uma belíssima reflexão do mestre José Lemos.
    Analisou com maestria o que nossos políticos não conseguem enxergar. Creio que Dante de Oliveira foi o último a antever o futuro, pensar 20, 30, 50 anos à frente.
    Temos que deixar de ser exportador de matéria prima e definitivamente atrair indústrias para agregar valor aos produtos, gerar empregos, riquezas e divisas.
    Do que adianta dizer que o Estado é o maior produtor de algodão se não temos indústria têxtil e polo de confecções?
    E o primeiro em rebanho bovino e nada de polo de indústria calçadista? O Ceará é um dos maiores exportadores de produtos de couro sem ser produtor de bovinos. Quem gera mais riqueza, MT ou CE?
    E muitos outros exemplos.
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Me parece que a questão da rodovia está bem encaminhada. Aguardemos. Será o primeiro passo. Não se dá o segundo, sem antes dar o primeiro.

    ResponderExcluir
  3. Meu grande Mestre. Ótima reflexão, essa verticalização podemos trazer para nossa área. Uma gleba não urbanizada só geram custos para o proprietário e município, loteando e levando infraestrutura melhora seu valor de venda. Edificando o mesmo gera ocupação para utilização dessa infra, agrega valor e fomenta o crescimento da região.

    ResponderExcluir
  4. Mestre, fiz uma re-leitura do seu post
    https://www.lucascoelhoarquitetura.com/post/verticaliza%C3%A7%C3%A3o-urbana-transforma%C3%A7%C3%A3o-da-produ%C3%A7%C3%A3o-prim%C3%A1ria

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.