"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

OLHOS DE TIGRE

José Antonio Lemos dos Santos

     Depois de muitos anos, neste mês vi ser citada por duas vezes, em ocasiões totalmente diversas, a expressão “olhos de tigre”, do filme já antigo, mas sempre bom, “Rocky, o lutador”. A primeira com o meu filho brincando com um dos netos, e outra com o prefeito Wilson Santos, na posse do novo titular da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (SMADES), Archimedes Lima Neto. Assistindo no Verdão ao ótimo Operário x Mixto do último domingo, deu para ver que apenas um dos times – e não foi o meu - entrou em campo com esse olhar felino imortalizado pelo cinema e indispensável ao sucesso e aos vencedores.
     Ao empossar o novo secretário o prefeito lembrou que a SMADES é a secretaria mais complexa do município, pois trata de uma infinidade de temas que vão desde o pequeno camelô ao grande shopping, do barraco ao condomínio horizontal ou vertical, do Aquário ao Horto Florestal, da ordenação e controle do uso do solo urbano, à fiscalização do cumprimento dos códigos de obras, posturas e meio ambiente, passando ainda pela proteção ao patrimônio histórico edificado. Isso, acrescento, em uma Macro-Zona Urbana de 25.200 hectares, ou seja, 252 Km², altamente dinâmica e em plena renovação urbana, com uma população residente próxima de 600 mil habitantes, 150 mil edificações, mais de 40 mil lotes desocupados e a responsabilidade de zelar por dois rios e diversos córregos, sábia contrapartida da natureza às elevadas temperaturas médias diárias com que contemplou Cuiabá.
     No próprio nome a SMADES traz gravado seus objetivos-síntese, quais sejam, o meio ambiente e o desenvolvimento urbano, duas faces de uma mesma moeda, os dois principais termos da equação urbana contemporânea, apenas aparentemente contraditórios, mas que são parte indissolúvel do mesmo objeto que é a cidade, cuja qualidade de vida depende fundamentalmente dessa difícil e permanente tarefa de harmonização. Em suma, além de algumas tarefas específicas, a SMADES tem a responsabilidade de cuidar da cidade como um todo, de assegurar que a grande obra urbana se dê de forma coerente e tecnicamente correta, visando sempre como resultado a cidade confortável, segura, sustentável e, sobretudo, justa, desejada por seus cidadãos.
     Nos ombros da SMADES pesa também a responsabilidade de ser o instrumento de sucessivas gerações de um povo que, muito antes da grande e bem-vinda onda verde tomar conta do mundo, já havia estabelecido para sua cidade o apelido de Cidade Verde, como paradigma urbano a ser construído. Em torno de tal modelo foi criado um complexo de usos e costumes que ia da arquitetura, vestuário, alimentação e toda uma forma de viver absolutamente compatível com as condições ambientais locais, ecologicamente corretos antes da Ecologia, criando uma composição climática única, que o poeta Carmindo de Campos cantou como “aquele calor sadio, às vezes melhor, muito melhor que o frio”.
     O novo secretário da SMADES, engenheiro civil e mestre na área ambiental, que exercita a militância ambiental há muito tempo, já tendo também exercido com competência diversas funções na própria SMADES, conhecendo-a como estilingue e vidraça, mostra-se preparado, técnica e politicamente para assumir esse imenso desafio. Mais que isso, demonstra compromisso pessoal com a cidade, a empatia indispensável a quem quer de fato ajudar a construí-la, e os “olhos de tigre” buscados pelo prefeito Wilson Santos para assessorá-lo no gerenciamento da grande obra quase tricentenária que é Cuiabá.
(Publicado pelo Diário de Cuiabá em 12/02/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.