"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



quinta-feira, 29 de março de 2012

RUA XV COM MÃO DUPLA?

Alguém saberia explicar ou ouviu alguma explicação oficial sobre como funcionaria o principal acesso da cidade com a volta da mão dupla na XV de Novembro, no Porto, com as canaletas para o VLT e uma pista de rolamento em cada sentido para os veiculos de pneus? A prancha a seguir foi extraída do site da Secopa.

4 comentários:

  1. Professor,
    eu estava na audiência pública em que isso foi apresentado. E pelo que foi dito e entendido, todo esse fluxo principal voltaria para a Av. Tenente Coronel Duarte.
    Att
    Lays Azambuja

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lays pelo comentário. A idéia é a gente entender para poder aplaudir (de preferência) ou não. Voce entendeu o que foi explicado na audiência? A Cel. Duarte também ficaria com duas mãos? Sei também que a proposta prevê uma nova ponte. Dá para explicar mais?

    ResponderExcluir
  3. Zé Lemos, boa noite

    De fato a Lays está correta. A implantação do VLT na Av. XV de Novembro vai gerar a redução de capacidade ao tráfego geral. As faixas de tráfego laterais à Via Permanente (VLT) deverão atender à necessidade de acesso ao solo. É possível até que se permaneça com algumas vagas de estacionamento nos trechos onde o passeio atualmente é mais largo (sem comprometer o disposto na legislação municipal, é claro).
    O fluxo de passagem no sentido Cuiabá - Várzea Grande volta a ser pela Tenente Coronel Duarte onde hoje temos três faixas de rolamento por sentido, capazes de absorver a demanda com proibição de estacionamentos ao longo da via (pelo menos nos horários de pico).
    o retorno da mão dupla na XV vai gerar uma nova ordem nas ruas transversais que interligam-na à Tenente Coronel Duarte, com exceção da Senador Metelo e Major Gama. No Volume 03 do Anteprojeto (que pode ser acessado direto do site da Secopa), há um conjunto de pranchas denominado "Plano de circulação viária atual" e "Plano de circulação viária futuro". Neles é possível ver as alterações do trânsito em função dos VLTs.
    Espero ter contribuído para esta dúvida e coloco-me a disposição para demais esclarecimentos.
    Abraços
    Rafael Detoni

    ResponderExcluir
  4. Como serão feitas as travessias da linha do VLT? Criarão passarelas ou as pessoas cruzarão constantemente a linha?

    Arquiteto Eduardo Takada

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.