"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



terça-feira, 17 de junho de 2014

COPA DO PANTANAL, SHOW!


Fotos: José Lemos
José Antonio Lemos dos Santos

     Enfim a bola está rolando na Copa 2014 e a Copa do Pantanal começou muito bem para tristeza daqueles que ainda não aceitam Cuiabá como uma das sedes do grandioso evento mundial. O primeiro jogo transformou a capital mato-grossense em uma grande festa que se estendeu desde uns três dias antes do jogo até dois ou três dias depois. Ontem estive no aeroporto ampliado (sem lonas) e ainda pude ver australianos e chilenos embarcando, estes com seus eletrizantes gritos de “chi-chi-lê-lê”, naquela simpática coreografia das mãos levantadas que marcará para sempre a memória do povo cuiabano.
     A festa do primeiro jogo me reforçou a impressão que tenho desde 2009 de que a Copa em Cuiabá foi uma estratégia do Bom Jesus para sacudir seu povo visando preparar sua cidade para o Tricentenário. Não podia ter sido escolhida gente melhor para vir a Cuiabá torcer por suas seleções na abertura da Copa do Pantanal. Chilenos e australianos deram um show de simpatia e se entrosaram com os cuiabanos de maneira perfeita, numa relação de constante alegria, civilidade e, mais importante, sempre em paz. Cuiabanos, australianos e chilenos juntos quem poderia imaginar que uma mistura como essa pudesse dar tão certa? Os australianos mais comedidos em gestos e expressões, mas muito expressivos com seus grandes e vistosos cangurus infláveis e suas vestimentas quase carnavalescas. Já os chilenos com uma alegria e contagiante, de caráter mais patriótico, com rostos pintados nas cores nacionais, vestidos com a camisa da seleção e enrolados na bandeira de seu país. De vez em quando nas ruas, praças, shoppings ouvia-se um grito forte e solitário “chi-chi” que imediatamente era seguido por dezenas ou centenas de outras vozes “lê-lê, chi-chi, lê-lê”. Impressionante. Para mim, a mais genuinamente alegre festa de massa que já presenciei em meus mais de sessenta anos.
     A Arena Pantanal foi o palco maior de toda essa festa recebendo mais de 40 mil pessoas para assistir a partida entre o Chile e a Austrália, sem problemas consideráveis para um evento de tamanha envergadura. Grosso modo arriscaria dizer que conviviam naquele espaço espetacular cerca de 20 mil chilenos, uns 10 mil australianos e outros tantos cuiabanos, mato-grossense e brasileiros de outros lugares. À minha frente uma família de Nova Canaã, ao meu lado esquerdo uma família de Campo Verde, na fila de trás um grupo de chilenos e mais atrás uma impressionante família de australianos, que devia estar em pai, mãe, avó e 3 filhos, um deles de colo, constantemente abanado pelo pai, e todos uniformizados. Jamais pude imaginar algo que para mim chegaria aos limites da loucura, tal como atravessar continentes e oceanos para torcer por um time sem chances de vencer numa competição no outro lado do mundo. E mesmo com o time derrotado, aplaudi-lo, sair festejando, sem esboçar qualquer xingamento ou provocações à torcida adversária. Ainda teve o Fan Fest, no qual eu não fazia a menor fé. Sucesso pleno também, com cerca de 20 mil chilenos, australianos e brasileiros lotando o local com muita festa e sem brigas. 
Foto José Afonso Portocarrero
     Por coincidência ou não mais um 13 de junho marcando a história de Cuiabá. Em 1867 os cuiabanos retomaram Corumbá para o Brasil, numa missão considerada impossível. Agora os mato-grossenses construíram a Copa do Pantanal, embora desacreditados. A abertura da Copa do Pantanal foi um momento em que povos diferentes e distantes se encontraram em um lugar mágico para compartilhar alegria, civilidade, e simpatia, resgatando ao menos um pouco da esperança na possibilidade de convivência da espécie humana. Ainda caberiam muitos registros positivos desse extraordinário momento, mas fica para depois. 
(Publicado em 17/06/2014 pelo Diário de Cuiabá, ...)

7 comentários:

  1. No Midianews:
    "CAMILA 17.06.14 10h15
    Realmente a festa está sendo linda Cuiabá merece!"

    ResponderExcluir
  2. No Midianews:
    "moema maciel 17.06.14 10h31
    compartilho com vc o que vi e senti como cuiabana e mesmo com alguns comentarios contra, sempre acreditei que valia Cuiaba sediar jogos da copa.. Valeu Seu artigo merece nota dez..

    ResponderExcluir
  3. Aos utopistas, resta relaxar e curti está bela obra de arquitetura que marca uma nova era para Cuiaba.

    ResponderExcluir
  4. No Gmail dia 18/06/14:
    "Prezado Prof. José Lemos,
    Bom Dia.
    Gostei de seu artigo.
    Ontem também tive a emoção de vivenciar o jogo entre Rússia e Coréia do Sul.
    Que bom! A nossa cidade está evoluindo.
    O nosso estádio ficou bonito, deixando muito para trás a Arena Corinthians.
    Vale a pena valorizar aquilo que é bom para todos nós e para as futuras gerações.
    Abraços.
    Parabéns pelos seus artigos.
    Obs.: Tomara que após a Copa os nossos clubes admirados Cuiabá e Luverdense continuem fazendo bonito em suas respectivas Séries.
    Atenciosamente,
    Prof. Pantalião"

    ResponderExcluir
  5. No Gmail em 19/06/14, enviado por Cléber Lemes:
    "PARABÉNS DR. JOSÉ ANTONIO PELA BELÍSSIMA MATÉRIA. EU TAMBÉM ESTAV NO ESTÁDIO E PRESENCIEI ESTA MAGNIFICA FESTA. TAMBÉM AO MEU LADO ESTAVAM CHILENOS AUSTRALIANOS E BRASILEIROS QUE AQUI RESIDEM. ABS

    ResponderExcluir
  6. No Diário de Cuiabá:
    "Data: 18/06/2014 00:09
    Nome: Luiz Eduardo
    Profissão: Bancário
    Localidade: Cuiabá/MT
    Lindo o texto do professor José Antônio Lemos dos Santos. De fato, a realidade está mostrando que nenhuma das previsões exageradamente pessimistas estão se realizando. A realização da Copa do mundo em nossa cidade surpreendeu a todos nós cuiabanos. Está sendo de longe muito melhor do que havíamos imaginado."

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.