"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



terça-feira, 8 de julho de 2014

A AZEITONA É NOSSA!

Cuiabá x Inter Arena Pantanal (Globoesporte)

José Antonio Lemos dos Santos

     Independente do Brasil ser ou não campeão, Cuiabá e Mato Grosso já ganharam esta Copa de 2014. E começaram a ganhar em 2006 durante uma visita do presidente da CBF ao estado quando o então governador Blairo Maggi decidiu que Cuiabá disputaria uma das sedes da Copa, na época ainda só 10 e o Brasil nem estava definido como sede da Copa. Uma postura de coragem que nunca faltou ao cuiabano, mas também de audácia, esta nem sempre presente neste povo pacato que sempre se vê apequenado, incapaz de valorizar a si e as suas coisas ou reivindicar o que lhe é de direito e devido por conta de tudo o que produz para o Brasil. O mesmo vale para o mato-grossense que apesar de alimentar o mundo vive acuado, acusado de destruidor do planeta justo por aqueles que fabricam armas de destruição e se alimentam de nossa produção. 
Mixto x Santos na Arena Pantanal  (noticia.bol.uol) 

     Mato Grosso ganhou a sede da Copa do Pantanal para Cuiabá, assumindo o enorme desafio da preparação para o grande evento, desafio de porte talvez jamais assumido por Mato Grosso ao longo de sua história. Mesmo sob intenso fogo dos interesses das cidades preteridas e daquela parte da imprensa nacional que até hoje não engoliu a escolha de Cuiabá, a Copa do Pantanal aconteceu em Mato Grosso com brilhantismo, e a pequenina sede acabou dando um show de cordialidade, hospitalidade e calor humano, com tudo funcionando a contento.
     E aquela cidade distante, no coração do continente, aquela coisinha estranha no ninho não era um patinho feio, mas, na verdade, um belo tuiuiú, desengonçado ao levantar voo, mas que voou bonito, serenando nos céus pantaneiros. Quanto vale uma simples citação no New York Times, um dos jornais mais importantes do mundo? E que tal duas matérias? A primeira, não muito simpática é verdade, mas bastou iniciar a Copa do Pantanal para o poderoso jornal se render exaltando a boa surpresa da “menor das cidades-sede” em nova e bela matéria. Até o insuspeito UOL colocou a belíssima Arena Pantanal como a primeira entre todas as arenas da Copa após pesquisa com os jornalistas estrangeiros presentes no grande evento no Brasil. Trata-se de um importante reconhecimento, pois, não se sabe porque, o importante site sempre dedicou especial “carinho” a Cuiabá, destilando críticas, comentários e mesmo matérias amplificando aspectos negativos nem sempre comprovados sobre a cidade e sua preparação. 
Luverdense x Vasco, torcida chegando à Arena Pantanal. (circuitomt)

     E logo surgem grandes times nacionais em dificuldades para atrair grandes públicos em seus estádios querendo usufruir deste rentável encantamento inicial da Arena Pantanal sobre amantes ou não do futebol. Calma. Agora é hora de saber administrar esse grande legado da Copa em favor dos interesses de Cuiabá e Mato Grosso, em especial, dos times locais que já há algum tempo avançam no cenário futebolístico nacional, para os quais a Arena deverá ser poderosa ferramenta de formação e consolidação de suas torcidas, os verdadeiros lastros de qualquer time no mundo, como defende com firmeza o senhor Helmute Lawisch, presidente interino da Federação Mato-grossense de Futebol. O primeiro jogo na Arena do Pantanal depois da Copa deveria ser uma nova grande festa, agora a preços acessíveis ao povo, com uma partida de algum dos nossos times em suas lutas difíceis pelo tão disputado acesso a níveis mais elevados do futebol nacional. Poderia ser a partida entre o Cuiabá e o tradicional Paysandu, de Belém do Pará, programada para o próximo dia 20, decisiva para a permanência do nosso atual bicampeão no topo da série C do campeonato nacional. Mas não, antes disso a Arena receberá uma partida da série B entre dois times de fora do estado. E mais uma vez lá vai nossa azeitona rechear a empadinha alheia. Uma pena. Mas vamos para frente! 
(Publicado em 08/07/2014 pelo Diário de Cuiabá, ...)

7 comentários:

  1. No Midianews:
    "Cicero 08.07.14 09h09
    Moro há cinco anos em Cuiabá e vejo que os moradores desta cidade sofrem de baixa estima. Sempre estão implorando para que elogiem a cidade, mesmo sabendo que é um lugar feio, sujo e mal administrado."

    ResponderExcluir
  2. No Midianews:
    "lucas 08.07.14 10h31
    só uma pergunta: e a bendita Copa do Pantanal quando vai ser?"

    ResponderExcluir
  3. NoMidianews:
    "rafael 08.07.14 10h46
    Cícero, faça-nos um grande favor... Vá embora para uma cidade linda e limpa e que lhe proporcione ofertas de trabalho a um baixo custo de vida. Não precisa ficar mais cinco anos aqui."

    ResponderExcluir
  4. No Midianews:
    "Maria 08.07.14 11h32
    Para você, Cícero, tem solução. A rodoviária ou o aeroporto. Boa viagem, não fará falta por aqui."

    ResponderExcluir
  5. No Midianews:
    "Clarismar 08.07.14 11h33
    Esse comentário como sempre vem de pessoas que que só sabem menosprezar a nossa cidade, que é feia na sua visão. Então, por que não volta para o lugar de onde veio? Tá matando sua fome aqui, não é?. Volte para o lugar lindo que deve ser sua cidade e seja muito feliz. Com certeza não vai fazer falta para nós."

    ResponderExcluir
  6. No Midianews:
    "Emilia Grzybowski 08.07.14 12h52
    Cícero, porque vc está morando em Cuiabá? Se considera a cidade feia, suja e mal administrada, pega suas trouxas e se manda! Não sou cuiabana, mas adoro Cuiabá e não aceito que pessoas falem mal do lugar onde moram."

    ResponderExcluir
  7. No Midianews:
    "rodrigo escobar 09.07.14 10h24
    Sou de Chile, eu vou a falar como um turista. Cuiabá é uma cidade que a verdade nao é muito linda, tem muitos problemas, sempre escuto q é perigoso, corrupcao, etc. Mas a verdade com tudo isso adorei adore as pessoas de Cuiabá, adore o amigável das pessoas. ame falar com a gente. vcs tem um povo lindo demais. Com tudos suas problemas tem muita pessoas boas. tem uma natureza maravilhosa, unica. Tem que lutar para melhorar. tem que acordar e pedir por suas educação, sua saude. Saudade de sua povo. sempre lembrare no meu coracao. Espero que um dia poda mudar para melhor."

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.