"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



terça-feira, 15 de julho de 2014

A COPA E O VOO INTERNACIONAL

amaszonas.com

José Antonio Lemos dos Santos

     A Copa 2014 passou e já virou história. Deu Alemanha, merecidamente. Pena que a seleção brasileira tenha sido um fracasso. Ruim, não por ter perdido, mas por não ter merecido ganhar. O brasileiro não merecia que um de seus mais queridos patrimônios, sua seleção de futebol, fosse tão malpreparada como nesta Copa em seu próprio país. Era para redimir 50 e redimiu para pior! Mas a seleção reflete muito bem o nosso país, rico, cheio de potenciais, clima maravilhoso, sem terremotos ou vulcões, uma gente boa, ordeira e trabalhadora, mas com dirigentes que nunca estão à altura, em todos os poderes e instâncias. E não é de hoje. O sucesso que alcançamos em algumas áreas é fruto do trabalho, criatividade e persistência do povo. E assim nossas seleções com seus jogadores. Desta vez, porém, os dirigentes chegaram ao inimaginável expondo nossos craques e o povo torcedor a uma humilhação sem precedentes, em sua própria casa.
     Contudo, para Cuiabá a Copa foi um sucesso. Por formação profissional trabalho com o futuro e já devíamos estar pensando no Tricentenário. Mas como cuiabano gosto de parar um pouco para saborear o presente em algumas vitórias, em especial estas que vieram apesar de tantas oposições, previsões negativas, ciladas, etc. E os resultados positivos continuam aparecendo. Semana passada um importante instituto publicou o resultado de uma pesquisa feita em Cuiabá com moradores e turistas da Copa do Pantanal na qual 91,6% dos visitantes aprovaram a Copa em Cuiabá e recomendariam Mato Grosso como destino turístico. Para 86,3% dos moradores a Copa foi fundamental para as transformações na cidade e 73% avaliaram positivamente estas transformações. Ainda segundo a pesquisa, 72,5% dos cuiabanos acham que Cuiabá não passou vergonha, como temiam antes da realização dos jogos.
     Cuiabá também ganhou a simpática propaganda da Skol contrapondo os 40 graus acima e abaixo de zero da cidade e da Rússia, cuja seleção e seus torcedores vieram para uma das partidas da Copa do Pantanal. Lembra aquela música do Skank da década de 90 que falava em “como não sentir calor em Cuiabá”. Bem aproveitadas essas citações se transformam em emprego e renda. Junto a outros potenciais turísticos, o calor é um diferencial que Cuiabá e o estado podem oferecer aqueles bilhões de pessoas do planeta que vivem no frio extremo e têm vontade de conhecer as condições de clima opostas às suas. Assim como nós buscamos conhecer as belezas da neve e do frio intensos. 
     Na contramão, vem a má notícia da suspensão da linha Cuiabá - Santa Cruz de la Sierra, criada para a Copa, mas com planejamento de continuidade. A suspensão é atribuída à Receita Federal, porém prefiro apostar no desleixo e pouco caso de nossas autoridades, e isso vale para todos, desde os prefeitos e vereadores da Grande Cuiabá, governador, deputados estaduais e federais, senadores e todos os seus subalternos, todos muito bem remunerados para zelar pelas coisas do interesse de nossa gente. Não podiam deixar chegar a esse ponto. Por sua posição centro-continental, Cuiabá tem vocação para ser um dos principais hubs aeroviários da América do Sul, outro diferencial que pode significar empregos e renda. Esse voo internacional entrava como um dos principais legados da Copa do Pantanal e Mato Grosso não pode perdê-lo. Suspenso aqui, a linha iria para Porto Velho, assim como já perdemos a mesma linha para Campo Grande, na década de 90. Será que também querem desmoralizar esse grande potencial da cidade, como fizeram com o gás que chega a Cuiabá, mas poucos usam por falta de credibilidade? Assim como os dirigentes do nosso futebol conseguiram fazer com nossa seleção? Vamos perder de novo esse importante voo? 
(Publicado em 15/07/2014 pelo Diário de Cuiabá, ... )

Para quem ainda não viu a propaganda da Skol veja o link:

https://www.youtube.com/watch?v=z12SRlH-RPQ

6 comentários:

  1. No Midianews:
    "Roberta 15.07.14 12h05
    Não é hoje que tem Santa Cruz e Vasco...??? então"

    ResponderExcluir
  2. No Midianews:
    "Cicero 15.07.14 15h42
    Todos nós que moramos em Cuiabá sabemos que não temos um aeroporto a altura, isso ficou patente durante a copa."

    ResponderExcluir
  3. No Midianews:
    "Rodrigo 15.07.14 16h48
    Bem, dizem que temos ,oito deputados federais , três senadores em Brasilia vinte e quatro deputados estaduais , vinte e cinco vereadores de Cuiabá, fora governador e vice ,prefeito e vice e ninguem viu ou sabia que este voo internacional ia ser retirado de Mato Grosso, e ninguém teve a capacidade de se mexer???? Até quando a população vai ter que pagar por esta irresponsabilidade, falta de vergonha na cara pra ajudar nosso estado......ou a população exige agora ou nada será feito.....ou continuem votando neles.....adoram vocês...fazem de tudo pra agradar a população."

    ResponderExcluir
  4. No Diário de Cuiabá:
    "Data: 15/07/2014 00:56
    Nome: GUILEHERME HENRIQUE LIMA GONÇALVES
    Profissão: Estudante Medici a
    Localidade: Campo Novo do Parecis

    Estou realmente decepcionado com essa notícia. Eu moro em Santa Cruz de la Sierra e vim com esse voo, a minha passagem de volta estava para o dia 05/08, me acomodaram para Campo Grande e o ja falei com o gerente de marketing da Amaszonas e ele me disse que foram pego de surpresa, que não foi isso o combinado com o governo de Mato Grosso. Pra mim essa delegada que suspendeu esse voo não passa de uma preguiçosa safada, pra nã0 falar outros nomes. Ela não quer trabalhar e inventa moda. Governo de Mato Grosso péssimo, fraco, não decide nada. Gente se vocês ver o puxadinho que é o aeroporto de Campo Grande, e a alfandega é uma portinha. Da vergonha desse governo de Cuiabá. Esse voo iria ajudar milhares de estudantes da Bolívia que sofre com essas estradas esburacadas de Mato Grosso e a longa estrada de terra da Bolívia. Realmente, deixaram uma chance passar, pois os caras vão pra Porto Velho. Sem contar que Santa Cruz é a segunda cidade que mais cresce na America Latina."

    ResponderExcluir
  5. No Midianews:
    "neyva ribeiro 15.07.14 10h02
    BOM DIA A TODOS OS CUIABANOS E IRMÃOS DESTA TERRA MARAVILHOSA.GOSTARIA DE COLOCAR O MEU PALPITE AQUI NESTA PAGINA MARAVILHOSA,TENHO UM FILHO QUE ESTA ESTUDANDO NA BOLIVIA E ESTE VOO FOI UMA BENÇÃO PARA NÓS,POR ISSO EU PEÇO A TODAS QUE TEM PARENTES ESTUDANDO QUE REVEINDIQUE PARA QUE ESTE VOO NAO ACABE,PRECISAMOS DELE.PEÇO AS AUTORIDADES QUE NOS AJUDE.CADÊ OS NOSSOS REPRESENTANTES???????"

    ResponderExcluir
  6. No Midianews:
    "Angelo Falcão de Figueiredo 16.07.14 07h47
    Essa ligação entre Cuiabá x Santa Cruz de la Sierra iniciou-se com o ex Senador Márcio Lacerda, abriu e fechou! Porque? Quem mandou abrir e fechar de novo? Pressão da turma de Congonhas, através da Receita Federal, pois pra ir a essa cidade, teremos que passar por S.Paulo! Essa história está parecendo a ferrovia que nunca chega em Cuiabá e já está perto ( leia Rondonópolis), por isso estão inventando outras ligações!!"

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.