"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



sábado, 15 de abril de 2017

MICROPRIVATIZAÇÃO DA ARENA


CircuitoMT

José Antonio Lemos dos Santos

     Sempre que posso vou à Arena Pantanal torcer pelos times mato-grossenses e domingo passado fui assistir Dom Bosco e Sinop, às 10 horas da manhã. Apesar do horário alternativo aparentemente impróprio “para a prática do esporte bretão” como diriam os antigos “speakers” do futebol brasileiro, foi um grande jogo de futebol. Liberada a ala Leste, o lado da sombra matinal, deu também para comprovar o acerto do arquiteto Sérgio Coelho em deixar vazados os cantos das arquibancadas para aproveitamento do efeito chamado na arquitetura de “ventilação cruzada” favorecendo uma leve brisa ao longo de todo o jogo. Na sombra com um ventinho e a parada técnica para os jogadores, o horário diferenciado também me pareceu aprovado.
     Outra satisfação foi ver lá o atual responsável pela Arena, o secretário-adjunto de Esportes Leonardo de Oliveira com a camisa do Dom Bosco em meio à torcida. A satisfação vem do fato de hoje ser raro um político frequentar locais com muita gente, no meio do povo, torcendo tranquilo, isto é, tranquilo na medida do possível já que seu time esteve sempre correndo atrás no placar e acabou perdendo. E no intervalo tivemos oportunidade de conversar com ele mostrando através do vidro as carteiras escolares ocupando alguns dos camarotes compondo uma nova escola para 300 alunos em tempo integral com iniciação em diversas modalidades esportivas, escola acertadamente chamada de “José Fragelli”. Uma manhã proveitosa para um fã da Arena desde sua construção. Enfim alguém pensando corretamente o futuro de nossa premiada Arena, o que até hoje não ia além do chavão “privatizar ou não”, como se essas opções bastassem para o sucesso ou condenação da belíssima praça esportiva. A ideia poderá literalmente fazer escola.
Júnior Silgueiro/SeducMT

     Minha satisfação foi ampliada pois em um artigo em fevereiro ousei fazer uma sugestão para Arena, o Palácio dos Esportes, que vai no mesmo rumo deste que o estado está propondo, a Arena-Educação. São projetos convergentes que me animam a ousar detalhar um pouco a proposta do Palácio dos Esportes, talvez somando alguma coisa com a Arena-Educação. Grosso modo, o Palácio dos Esportes seria similar a um shopping especializado em esportes, gerenciado pelo próprio governo ou terceirizado para empresa com experiência na administração de shoppings. Com um projeto de estado perfeitamente definido se pode falar em terceirização ou privatização. Mantida a prioridade para o futebol das bolas redonda e oval, nele estariam espaços para os clubes venderem seus produtos, museu do esporte mato-grossense, sala para turistas, ligas e federações esportivas, salas para iniciação e treinamento de diversas práticas esportivas e de exercício corporal. Parte permanecendo com o estado para a escola e outros projetos esportivos de interesse social e parte alugado para academias particulares diversas, indo desde o balé, ioga, xadrez, ginástica, passando pelo skate, patinação, até o Boxe, Judô, Karatê, Taekwuondo, etc. Vai até o aluguel de espaços para academias de ginástica, comércio de material esportivo, clínicas de fisioterapia e nutrição. Com a Arena “microprivatizada”, seu sucesso geraria recursos para sua manutenção e financiamento de parte da política estadual de esportes.
     Nesse projeto se integrariam progressivamente os novos COT’s, mini-estádios e ginásios espalhados pelo estado, hoje abandonados em sua maioria. As duas propostas parecem prever a Arena e o Ginásio Aecim Tocantins, sempre iluminados e bem cuidados, como cabeças de um projeto esportivo para Mato Grosso, com sua escola recebendo alunos que se destaquem esportivamente em todo o estado, tirando os jovens da violência e das drogas, e preparando atletas e cidadãos para o futuro. 

4 comentários:

  1. Parabéns ao secretário Leonardo pela brilhante iniciativa. Parabéns pelas ideias Prof° José Lemos. Sem dúvida alguma a união da educação e esportes é o caminho mais cuto para solução dos problemas sociais do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem ações que podem modificar um problema, mas ninguém toma atitude.
      Essa é uma delas...Certamente que será bem sucedida.
      Outras:
      - No futebol, os clubes deveriam investir nas categorias de base...Grandes clubes do mundo se formaram assim, com 70% dos jogadores fornados na base.
      - Educação física nas escolas parece que é só pra cumprir tabela...Ninguém leva a sério...Vai ver na China e Japão o que estão fazendo.

      Excluir
  2. Prof., acho a "micoprizatização" absolutamente possível e pertinente, porque já havia esse conceito desde o nascimento do projeto com a incluãso de áreas de alimentação (que naturalmente só "decolariam" sob um regime de concessão, ou algo assim). Inclusive internamente à arena, com estudos que fizemos até para a incorporação de hotel (que apesar de exemplo de sucesso que visitei na Inglaterra não achava 100% viável em Cuiabá), até outros usos em ´raras limitadas da arena, que não comprometeriam o uso fundamental de futel, futebol americano ou até, rugby. No projeto conceitual que fizemos para o Pacaembú, anos atrás, previmos muitas áreas comerciais, lojas temáticas (esporte, alimentos, suprimentos) e uma bela academia de ginástica. A idéia da Arena_Educação é ótima, e renovo, tem muito do que sonhamos lá no começo, com a possibilidade e desmontagem de arquibancada e a remontagem em outras praças de esporte pelo estado de MT. Pensar em alunos da rede pública utilizando espaço ócios da arena e futuramente, que todo o complexo arena+aecim+parque do entorno torne-se âncora de um grande projeto de esporte+educação+cidadania é maravilhoso !! Querido mestre Zé Antonio, conte com nosso apoio para que essa idéia saia de nossas pranchetas e ganhe vida !!! saudações arquitetônicas, Sergio. PS - Muito bom saber que uma tão singela (e vernacular) idéia como a da ventilação cruzada, realmente amenize um pouco o efeito do solão poderoso aí de Cuiabá....

    ResponderExcluir
  3. Acho muito interessante essa ideia da Arena-Educação, porém fico me questionando como funcionaria com relação aos gastos para manter tudo isso. Quem pagaria? Um parcela o estado e outra parcela o dono do negócio? Fiquei meio confusa quanto a esse ponto. Fora isso, uma ideia revolucionária que, de certa forma, é simples e possível.

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.