"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

AS ÚLTIMAS AUDIÊNCIAS SOBRE O VLT


Veja na seção COPA DO PANTANAL (aqui na coluna do lado direito) dois vídeos referentes às audiências públicas sobre o VLT realizadas em Cuiabá e Várzea Grande no dia 16/02. A destacar a fragilidade dos estudos apresentados, sem identificação de responsabilidade técnica e sem indicaçao de soluções, ao menos em estudo preliminar, para os principais problemas de inserção na malha viária urbana, tal como o transbordo de passageiros na Prainha sem desapropriações. Segundo o Midianews, o edital de licitação do dia 17/02 e publicado na segunda feira (20/02) prevê que a empresa vencedora ficará responsável pelos projetos.  Ainda segundo o Midianews o objeto do edital é o seguinte:
                   “Contratação de empresa para a prestação de serviços técnicos especializados de engenharia, arquitetura e sistemas ferroviários para a elaboração dos projetos básicos, executivos e as built, realização das obras, obtenção das licenças ambientais e fornecimento de sistemas e material rodante para implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá – RMVRC, no modal Veículo Leve sobre Trilho – VLT”.

                  No vídeo da audiência de Cuiabá , destacam-se as palavras do secretário da Secopa:

                  "Eu tenho a missão dada pelo governador Silval Barbosa de entregarmos esta obra antes do evento Copa do Mundo, ou seja, antes de junho de 2014. Estamos fazendo acima de nossa capacidade, até sobre-humanos esforços. Agora, temos encontrado alguns obstáculos nos corredores de Brasília que fogem à governabilidade, fogem à vontade do estado, fogem à gestão do estado. Aquilo que sofrer atraso em cronograma por fator que não são inerentes ao governo do estado de Mato Grosso, nós não podemos ser responsabilizados." (transcrição minha)

                 Parece que o secretário prevê problemas e já defende o governo do estado de responsabilidades sobre eventuais atrasos ou problemas maiores na realização daquele que é esperado como o maior legado do grande evento internacional. Mais que preocupante.
(Os vídeos estão também no site do governo do estado de Mato Grosso http://www.mt.gov.br/
                .

2 comentários:

  1. mas esta situação de insuficiência técnica foi alertado exaustivamente, o governo do estado não pode alegar desconhecimento, isto e muito mais ocorrerá, desculpar-se antes mesmo de iniciar qualquer tipo de trabalho, quer dizer algumas coisas, o que posso falar e ou sentir é um profundo lamento e visualizar o fracasso anunciado.
    André Nör - arquiteto e urbanista

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, infelizmente e para azar de Cuiabá, os "responsáveis" e "governantes" patenteiam a sua irresponsabilidade com a cidade e com o povo (haja cara de pau!). Só a providência divina para nos proteger... Para azar da cidade, profissionais competentes e comprometidos como o proprietário deste blog (reconhecido nacionalmente) não têm vez. Só chorando...

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.