"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DOMÓTICA

     Especial para quem ainda não conhece a Domótica:

"O termo domótica, é uma fusão da palavra latina domus (casa) e do moderno robótica. A domótica, que também pode ser referenciada por expressões como "smart building", "intelligent building", "edifícios inteligentes", é um novo domínio de aplicação tecnológica, tendo como objetivo básico melhorar a qualidade de vida, reduzindo o trabalho doméstico, aumentando o bem estar e a segurança de seus habitantes e visa também uma utilização racional e planejada dos diversos meios de consumo. A domótica procura uma melhor integração através da automatização nas áreas de segurança, de comunicação e de controle, e gestão de fluídos."

     O texto acima foi extraído do link do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que trata do assunto e que vale a pena ser visto na íntegra, pois a Domótica parece ser uma tendência irreversível, que cada vez mais deve ser e interesse dos arquitetos. Basta clicar o link abaixo:

http://www.din.uem.br/ia/intelige/domotica/index.htm

2 comentários:

  1. Vale a pena lembrar que não basta apenas agregar à edificação programas de gerenciamento automatizado para que ela se torne um edifício inteligente. É necessário também que a solução arquitetônica saiba tirar partido das questões relativas ao local onde estará inserida a futura edificação,que saiba implantá-la de forma correta dentro do terreno, que utilize materiais adequados para atenderem às condições climáticas, que utilize de forma eficiente as energias passivas de maneira a ajudarem na otimização do uso dos sistemas energéticos artificiais.Enfim, um edifício inteligente requer um projeto de arquitetura inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Eu que aprendi bem isso semestre passado no projeto de museu....rsrs...concordo com vc prof. BASSAM!

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.