"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PLANO "C" PARA A MOBILIDADE

José Antonio Lemos dos Santos

     A implantação do VLT é o principal eixo do projeto de mobilidade para a Grande Cuiabá, que por sua vez é hoje o maior e o mais importante compromisso do estado em nível local, nacional e internacional em função da preparação da cidade para a Copa do Mundo. Pois bem, apesar de toda essa importância, dimensões e complexidade técnica, sua audiência pública se restringiu a uma manhã em Cuiabá e uma tarde em Várzea Grande, em audiências separadas, sem apresentação prévia do projeto a ser discutido. Francamente, nas minhas limitações pessoais não seria tempo sequer para compreender um projeto dessa envergadura, quanto mais para questioná-lo em suas implicações sobre a cidade e a vida dos cidadãos. Por isso não fui. Mas, pelo noticiário, vídeos mostrados pela mídia, declarações das autoridades e dos que estiveram presentes, deu para sentir que as audiências foram exitosas, com informações importantes, ainda que algumas não tenham sido boas.
     Serviu para confirmar que ainda não existe projeto técnico para o VLT, conforme já havia mostrado o edital de licitação publicado na segunda de carnaval que trouxe entre seus objetivos a contratação dos projetos necessários à execução das obras e a implantação do sistema. Portanto, não existe projeto e o que foi apresentado nas audiências seria mais uma ilustração de intenções oficiais de realização. Serviu também para mostrar pela primeira vez o governo se apresentando inseguro quanto a viabilização desse projeto no prazo da Copa do Pantanal. Nas palavras do secretário-extraordinário da Secopa o governo do estado está fazendo tudo de sua parte, “sobre-humanos esforços”, mas alerta sobre “alguns obstáculos nos corredores de Brasília” que escapam à gestão do estado. E adverte: “Então aquilo que sofrer atraso em cronograma por fator que não são inerentes ao governo do estado de Mato Grosso, nós não podemos ser responsabilizados.”
     Esta declaração do secretário é muito séria e aponta algumas questões. Uma é que a responsabilidade pelas obras da Copa em Mato Grosso é e continua sendo do governo do estado, em especial da Secopa criada só para isso. Intransferível. Responsabilidade tanto nas obras que estão indo bem, como a Arena, o sistema Mário Andreazza e outras, assim como nas problemáticas, como a do VLT. E neste projeto existe ainda a responsabilidade dobrada dos que tomaram a iniciativa de trocar o projeto do BRT, pronto, aprovado pela Assembléia e com financiamento acertado, assumindo o risco de começar um outro da estaca zero, no caso o do VLT, a três anos do início da Copa. Dentre os riscos assumidos era o de uma nova negociação com o governo federal. Se hoje encontram “obstáculos nos corredores de Brasília” é urgente que sejam denunciados quais ou quem são para que todos saibam, a presidenta Dilma possa tomar providências, e os projetos avancem, sem prejuízos para Cuiabá e a Copa que não podem sair perdendo em função de eventuais interesses menores.
     Entretanto, o que interessa aos cuiabanos são as obras, o legado de benefícios. O mais importante é que Cuiabá consiga extrair o máximo de proveito desta grande oportunidade de investimento que é a Copa do Mundo. O problema é que os eixos do VLT envolvem alguns dos projetos indispensáveis para a Copa e para a vida futura da cidade, como por exemplo o viaduto do Cristo Rei, a trincheira do Km Zero e os alargamentos em trechos da Prainha, Fernando Correia e FEB. Sendo que dificuldades começam a ameaçar o VLT, não seria o caso de já se pensar em um plano “C” assegurando que essas obras fundamentais para a cidade sejam implantadas, independente do futuro do modal?
(Publicado em 28/02/2012 pelo Diário de Cuiabá)

3 comentários:

  1. Antes um BRT pronto a um VLT voando

    ResponderExcluir
  2. Eu sou o único a acreditar que nada disso vai dar certo? Ou é excesso de pessimismo meu ou falta de bom senso generalizada. Para uma intervenção urbana de tamanho porte e complexidade, não acredito na opinião de políticos leigos e técnicos regionais, e a fala destes é que tem assegurado a viabilidade das obras. Minha bola de cristal macabra só vislumbra obras inacabadas por falta de verbas, um estado ainda mais imerso em dívidas e milhares de habitantes lutando pra sobreviver numa cidade-canteiro caótica. Boa sorte a todos nós.

    ResponderExcluir
  3. Pior que a insegurança das obras...o que mais me preocupa é com a "cultura" dos serviços de transportes público. Alguém consegue decifrar nas paragens de ônibus quais veículos vão passar e para onde serão os destinos? Não há uma sinalização, uma placa que indique " aqui passam os veículos 110, 111, 112 e etc. Nem mesmo um mapa com o itinerário das rotas.Pior ainda, não há horários. Antigamente, éramos vistos como uma selva (selva relacionada a natureza). Mas... ainda somos...não deixamos de viver numa selva... (selva relacionada a selvageria!) .
    Do que adianta comprar do melhor vinho se não há quem o possa servi-lo bem e se não há quem o possa apreciá-lo? Os serviços de transportes têm que começar urgentemente com um treinamento especial tanto dos funcionários quanto dos usuários,para o atendimento ao público ser eficiente. Investirem em sistemas de vendas mais modernos (caixas eletrônicos para carregamentos dos cartões de transporte), gerenciamento e estudo constante das linhas; postos bem distribuidos para a venda dos vales transportes e cadastramento de novos usuários; postos de informações, enfim. E claro... a acessibilidade além de tudo... mas.. com "amabilidade" para com as pessoas idosas e com dificuldades diversas.Digo isso porque existem muitos sistemas de acessibilidade que só funcionam na hora de vender. Portanto, dando prioridade nessas questões... tanto importaria vlt, brt. Cá p´rá nós, vamos acabar tomando vinho seco português em copo de extrato de tomate e com pedras de gelo... viva!

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.