"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



domingo, 31 de março de 2013

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EXPLICADO


Excerto do artigo BRASÍLIA: ESTRATÉGIAS DO NÃO PLANEJAMENTO, de Fabiano Sobreira, publicado pelo site Vitruvius, que cai como uma luva para a situação de Cuiabá. Recomendo a leitura integral do artigo em:
 http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/13.152/4691 
(...)
Estratégias do não planejamento
Observamos que Brasília (2), como tantas outras metrópoles brasileiras, sofre do que aqui denominamos “estratégias do não planejamento”: processo que retoricamente tem sido apresentado como “planejamento estratégico”, mas que é baseado em princípios simples, maquiavélicos e de efeitos perversos. No caso de Brasília, outras particularidades tornam tais estratégias ainda mais fáceis de serem executadas: a anomalia política (uma metrópole sem prefeitos e sem vereadores, portanto sem a capilaridade social e política necessária à efetiva participação popular) e uma matriz urbana segregadora e cada vez mais excludente.
Vejamos como funciona o processo da “estratégia do não planejamento”:
Passo 1 – Apresentar à sociedade um discurso de que é necessário planejar e que para isso serão utilizados os instrumentos democráticos previstos na Lei, como os planos diretores e estratégicos, os estudos de impacto, as reuniões e audiências públicas, os concursos de arquitetura e urbanismo, entre outros;
Passo 2 – Ocupar os diversos setores da sociedade (organizada e não organizada), assim como o quadro técnico da Administração Pública, com a discussão em torno de princípios e diretrizes para os planos, definindo metas e eixos de desenvolvimento da metrópole;
Passo 3 – Em sentido oposto, enquanto todos se ocupam e se confrontam nos debates e na elaboração dos planos, os gestores eleitos e os financiadores (reais ou potenciais) de suas campanhas – a portas fechadas – definem as ações que serão implantadas e os projetos que serão realizados, em acordos orientados pelo interesse privado e empresarial.
Em Brasília, pelo menos duas iniciativas públicas recentes (porém de caráter privado) parecem ilustrar bem essa estratégia do não planejamento:
1. A contratação da Jurong Consultants para o planejamento de Brasília para os próximos 50 anos;
2. A parceria público-privada para a exploração de garagens subterrâneas na Esplanada dos Ministérios.

Um comentário:

  1. O passo 3 descreve com clareza e de forma bastante didática o que temos visto em Cuiabá. Eu ainda acrescentaria um requinte que observo aqui - antes do primeiro passo os próprios gestores públicos fazem tudo o que é possível e imaginável para exacerbar qualquer demanda.

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.