"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



quarta-feira, 5 de junho de 2013

A ARENA DE MINHA JANELA

     Veja como estava a Arena Pantanal vista de minha varanda hoje, 4 de junho de 2013.  O dia amanheceu nublado e esta foto é de 12:30 hs. As colunas dos pórticos (estruturas brancas entre as arquibancadas) já estão quase todas erguidas. Ao final desta postagem tem um link do G1.com.br com um galeria de fotos internas da obra.

Dá para comparar com a situação do mês passado (04/06/13:


Foto: José Lemos


Dá para comparar com a situação no mês passado (04/05/2013):


Foto: José Lemos

E com o mês de março (04/03/13):


Foto: José Lemos


Ou no início do ano passado (14/01/12):
Foto: José Lemos


É para ficar pronta em outubro de 2013. Confira com a maquete para ver se está indo tudo certo:

Veja no link abaixo uma seleção de fotos do G1 das obras vistas internamente postadas ontem (04/06/13):


No link abaixo tem também uma seleção de fotos do G1 das obras vistas internamente no mês passado (02/05/13):


Veja também abaixo reportagem de 04/03/2013 do OlharDireto sobre o andamento da obra (atualizada):


MONTAGEM DA ARQUIBANCADA TERMINA; EM MAIO COMEÇA O PLANTIO DA GRAMA

Da Redação - Darwin Júnior 04/03/2013 - 18:12 

Foto: Darwin Júnior

 O consórcio construtor da Arena Pantanal, estádio de Cuiabá que receberá quatro jogos do Mundial 2014, acaba de encerrar mais uma etapa da obra: a montagem das arquibancadas. Os trabalhos foram concluidos no final de semana com a instalação das últimas filas do Setor Sul. De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), os trabalhos agora irão se concentrar na cobertura e partes hidráulicas e elétricas. A obra já está 62% concluída.

Daqui a 60 dias, um novo estágio terá início: o plantio da grama. Em maio terá início a instalação do sistema de drenagem para o escoamento da água. O Comitê Organizador Local da Copa (COL) recomendou o planio da grama do tipo Bermuda, da variedade 'celebration', que é a mais indicada para estádios localizados em cidades de clima quente. Mais quatro sedes irão utilizar o mesmo tipo de grama: Manaus, Salvador, Fortaleza e Brasília.

Confira esta matéria na íntegra no Olhar Copa


Reveja a reportagem do Bom Dia Mato Grosso do dia 4 de janeiro passado sobre as obras:

http://g1.globo.com/videos/mato-grosso/bom-dia-mt/t/edicoes/v/novo-turno-de-trabalho-e-implantado-na-construcao-da-arena-pantanal/2326756/

5 comentários:

  1. Luiz Claudio Bassam5 de junho de 2013 às 05:20

    A beleza desta obra está na simplicidade de seu partido. A solução é contrária à extravagância e à espetacularização da arquitetura, contudo possui grande expressividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. A simplicidade do partido aliado ao seu tamanho (pocket Arena? - a menor dentre as disponíveis)poderá ser a causa de seu sucesso.

      Excluir
  2. Bonita, e expressiva. Ok. Mas será que fica pronta a tempo, e será que por passar por processos de atrasos na construção e por isso a obra fica mais cara, o estádio conseguirá o selo Leed de sustentabilidade? E a gestão pública conseguirá evitar que o mesmo torne um elefante branco de nossa capital?

    ResponderExcluir
  3. Boa provocação. Mas, e se eu perguntasse tudo ao contrário? Por exemplo:
    E se ficar pronta a tempo? se não passar por processos de atraso e por isso a obra não ficar mais cara? e se conseguir o certificado Leed? e se não se tornar um elefante branco? Bonita e expressiva. Ok.

    ResponderExcluir
  4. Pois é... Agora é torcer para que de tudo certo... E parar de torcer contra só por questões políticas... Já que já foi dada largada em tudo, agora é torcer para que chegue na linha de chegada sem contusões e nenhum problema... Catharina Lemos.

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.