"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



quarta-feira, 26 de junho de 2013

PRIMEIRO PÓRTICO DA ARENA

Secom-MT


Secom MT

Terça, 25 de junho de 2013, 09h19

Cobertura da Arena Multiuso Pantanal começa a ser instalada

Com sete metros de altura e quatro de largura, a viga do setor norte já foi instalada.

ASSESSORIA SECOPA
Assessoria Secopa

      A primeira viga treliçada que compõe o pórtico da cobertura da Arena Multiuso Pantanal foi içada neste sábado (22). Dois guindastes foram necessários para erguer a armação metálica de 120 toneladas, em forma de trave, no Setor Norte do estádio. A previsão é que os quatro pórticos que integram a estrutura estejam finalizados no próximo mês. 
     De acordo com o secretário extraordinário da Copa do Mundo 2014, Maurício Guimarães, a Arena Pantanal está em fase final de construção, e a instalação de cobertura é uma das últimas frentes de trabalho iniciadas. “Com o içamento destas vigas, o trabalho de cobertura do estádio se encaminha para a fase final. Os pórticos já foram erguidos e as travessas estão sendo instaladas. Até o próximo mês iremos iniciar a cobertura final de toda a Arena”, comentou Guimarães. 
     Com sete metros de altura e quatro de largura, a viga foi levantada pelos guindastes, que têm capacidade, cada um, para 650 toneladas. Com 78 metros de altura, equivalente a um prédio de 26 andares, os dois equipamentos estão localizados no campo do estádio. 
     Ao alcançar a altura dos pilares de sustentação, oito montadores parafusaram a viga, completando o pórtico que pode ser visto da Avenida Agrícola Paes de Barros, no Bairro Verdão. 
    No último dia 10 de junho, a conclusão da montagem dos oito pilares dos pórticos, com altura de 40,6 metros, equivalente a um prédio de 13 andares, permitiu o início da instalação das vigas nos setores Norte, Oeste, Leste e Sul. 
     Após esta etapa, começa a instalação de estruturas de metal e do telhado, que terá 54 metros, resultando na cobertura das arquibancadas, conforme é possível verificar pela imagem. Com mesma medida de cobertura, os Setores Norte e Sul, localizados atrás dos gols, terão cada um 5.300 m², já o Leste e o Oeste somarão 7.500 m². No total, a Arena contará com 25.600 m² de proteção.

2 comentários:

  1. Para el sol lindo de Cuiaba el techo es mas importante que el pasto.

    Julian A. Pinosa

    ResponderExcluir
  2. Julian acho que a Arena Pantanal é um grande projeto e vai ficar muito bonita, até pela simplicidade de seu partido arquitetônico. Ainda não me gusta mucho a demolição do antigo Verdão, mas ... Tenho a esperança de que ainda assistiremos na Arena Pantanal a uma partida entre o Boca Juniors e o Cuiabá (ou o Mixto, para agradar os mixtenses) disputando uma futura Taça Centro América de Futebol.

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.