"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



terça-feira, 26 de agosto de 2014

MEU CARO ELEFANTE

gazetadopovo.com.br

José Antonio Lemos dos Santos

     Já estive diversas vezes dentro da Arena Pantanal, durante a Copa ou depois torcendo para nossos times locais. Neste último fim de semana voltei à grande praça da Arena Pantanal para uma saudável e prazerosa caminhada. Meu local favorito continua sendo o Parque Mãe Bonifácia, porém a Arena Pantanal chegou como uma promessa de espaço alternativo de grande qualidade, aberto às noites. Adotado imediatamente pela população, é muito bonito ver como de fato as pessoas abraçaram aquele espaço, e é notável como ela de fato carecia de espaços públicos como este com grandes áreas pavimentadas aptas à pratica segura de diversas formas de lazer e esporte, em especial os de rodas não motorizadas. Lá vemos, às centenas, pessoas contentes em seus diferentes tipos de skates, patins, bicicletas, velocípedes, pais ensinando às crianças a arte do equilíbrio nas rodas ou os primeiros chutes na bola, e aqueles caminhando ou correndo, ou só passeando com seus animais de estimação. Havia até uma entusiasmada fanfarra-mirim ensaiando para o 7 de Setembro. Usuários felizes num espaço projetado para esse fim, essa é a realização maior da Arquitetura. 
     Infelizmente, saí de lá preocupado. Parece que as previsões pessimistas começam a dar mostras de que podem acontecer em relação à Arena. Não pela temida insipiência de nosso futebol, que vem inclusive apresentando boa média de público em nível nacional para surpresa daqueles que não conheciam sua força, mas pela aparente incapacidade do governo em lidar com um equipamento como uma arena classificada entre as mais modernas, sofisticadas e complexas do mundo. As falhas na iluminação cenográfica das fachadas observadas no sábado chegaram a apagar totalmente a fachada leste no domingo, inclusive a iluminação da praça, deixando o povo no escuro. Tratando-se de um dos pontos altos e inovadores da Arena Pantanal essa iluminação cênica merece um tratamento especial constante. Presenciei também que os carros estão usando a praça como estacionamento e mesmo circulando entre as pessoas. Além do policiamento ostensivo presente, ainda que em número reduzido, certamente serão necessários orientadores ou monitores articulados com a segurança policial para evitar acidentes que venham quebrar a magia que ainda encanta os usuários da praça. 
     Aliás, na outra semana quando do jogo Cuiabá x Fortaleza, em rodada dupla com o Operário, houve também um show musical no local. Nada demais, já que se trata de um equipamento de múltiplo-uso, inclusive, com a previsão de espetáculos musicais. O problema é que não usaram a Arena, mas montaram um palco imenso, como esses usados nos grandes shows públicos itinerantes, sem o menor respeito por aquele que foi considerado um dos mais espetaculares projetos arquitetônicos do mundo, recém-inaugurado a um custo de R$ 600,0 milhões. E o pior, restaram cravados grampos e braçadeiras com porcas e parafusos expostos no piso antes lisinho da praça, expondo seus usuários a riscos de quedas e topadas perigosas. 
     Era sabido que a gestão seria o grande desafio de um equipamento como a Arena Pantanal. Não se trata apenas decidir se vai ser pública ou privada. Antes de tudo é preciso assegurar que um equipamento desse porte funcione como uma poderosa ferramenta de promoção da qualidade de vida para o povo mato-grossense. As experiências bem sucedidas geralmente trabalham com agências específicas de gestão, voltadas especificamente para o desenvolvimento das múltiplas potencialidades do equipamento. No caso, não só futebol, shows, e a atratividade turística do fantástico edifício, mas a própria praça em que está inserida e que caiu tão bem no gosto do povo. 
(Publicado em 26/08/2014 pelo Diário de Cuiabá, ...)



4 comentários:

  1. Perfeita a sua análise, Profº José Lemos. Concordo com absolutamente tudo...
    Apenas lhe informo que além de estudante de arquitetura, sou graduado em Administração e pós-graduado em Gestão de Negócios, pela UFPR.
    Então, como Administrador, acrescentaria que o serviço público (e mesmo privado) deveria utilizar-se desses profissionais para cuidar dos negócios, em especial na gestão, grande deficiência em todos os setores. Inúmeras profissões possuem profissionais de excelência, seja ela qual for, mas quase sempre nenhum preparado para administrar.
    Quanto à nossa Arena Pantanal, é espetacular. Eleita como a sétima mais linda do planeta e com prêmios de sustentabilidade. Vamos visitá-la, vou cuidar disso.
    Abraços e parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. No Midianews:
    "Jorge L 26.08.14 08h53
    Meu caro Professor José Antônio Lemos, infelizmente 90% dos nossos administradores, escolhidos por dedos políticos, ainda não internizaram sobre a arte de administrar. Imaginam que o cargo de administrador está apenas no título, na condição de emprego. Infelizmente muitos, nem sabem administrar suas casas, suas famílias e, quando chegam a administrar um patrimônio coletivo como esse, a Arena Pantanal, negligenciam detalhes que ao longo do tempo acabam depreciando as coisas."

    ResponderExcluir
  3. No Midianews:
    "David Vieira 26.08.14 10h04
    Parabéns pelo excelente texto, Sr. José Antonio Lemos. Realmente, esta Arena, é o que de melhor restou da copa para nós cuiabanos, e o governo precisa cuidar dela com responsabilidade."

    ResponderExcluir
  4. No Midianews:
    "renato 26.08.14 11h24
    É triste mas tenho que concordar com o senhor, se deixar este Governo tomar conta de uma tartaruga(ou no caso,de um elefante) ela foge . estava na cara que isto iria acontecer."

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.