A descentralização industrial
Teve gente importante nestas eleições dizendo que Cuiabá vem perdendo força econômica em função dos diversos investimentos, especialmente na agroindústria, que estão se instalando em Mato Grosso, fora da capital. Vejo dois riscos nessa afirmação. Primeiro, é que essa falsa impressão vire “verdade” se continuar sendo repetida, como já aconteceu entre nós com Manso, e tentam fazer com a ferrovia. Segundo, é que, partindo de pessoas de destaque local, funcione como um marketing negativo de alto impacto contra a cidade.
Os estudiosos dizem que a cidade é a maior, a mais complexa e exitosa das invenções do homem. Tem complexidade comparável a de um organismo vivo, com a agravante de muitas vezes se estender por quilômetros e abrigar milhões de pessoas. Daí existir a ciência do Urbanismo, ainda que muito centrada nas dimensões intra-urbanas.
Mas é nas relações regionais que está a razão de ser de uma cidade. Ela surge em função do excedente econômico produzido por uma região, da qual é parte funcional como centro articulador de sustentação e propulsão, num processo contínuo de ajuda mútua, ascendente ou descendente conforme as condições de favorabilidade. A região (hinterland) de uma cidade pode envolver outras cidades, cada qual com sua sub-região, numa divisão de trabalho que otimiza as potencialidades regionais, e resulta em uma rede urbana hierarquizada que parte das relações primárias de produção e chega até a metrópole nacional ou mundial.
Quando a economia cresce, tende a se otimizar, seja com o aumento de produtividade ou com a verticalização de sua produção, agregando in loco de valores aos seus produtos. Essa verticalização na economia vai determinar a verticalização também da rede urbana. As redes refletem o dinamismo regional. Surgem novas cidades e cidades antigas ganham novas posições na rede, com funções antes desempenhadas pelas do nível hierárquico superior, impulsionando para cima toda a rede urbana, em todos os seus níveis.
É o que assistimos em Mato Grosso: uma verdadeira reestruturação da rede urbana em função de seu novo perfil econômico. Cidades de pouca expressão ou que não existiam há pouco, ascendem à condição de receber grandes estruturas produtivas que antes ficariam na capital, trazendo a agregação de valor o mais próximo das áreas de produção. Por sua vez a cidade pólo, no caso a capital, é contemplada com novas funções de maior complexidade e sofisticação que antes a região não tinha condições de dispor.
As lideranças de Cuiabá e Várzea Grande devem ter estas novas funções como foco, criando políticas públicas agressivas de atração e consolidação dos empreendimentos oportunizados por elas. Colaboração e parcerias, ao invés de comparações ou disputas com o interior. Devem também, e já, sacudir os espíritos e lutar pelos mega-investimentos já instalados ou em instalação, como o porto-seco, o aeroporto internacional, o gasoduto e a termelétrica - criminosamente negligenciados - e a ferrovia.
O atual momento é extraordinário para a região como um todo, sem perdas, só ganhos. É a expressão do desenvolvimento em sua forma mais saudável. A Grande Cuiabá está no centro dessa revolução e também se transforma rapidamente, ainda que de forma espontânea. Aos nossos planejadores, cabe entender quais os papéis destinados às nossas cidades nestes tempos de globalização e prepará-las adequadamente para suas novas funções, olhando para o futuro e não para o passado.
(Publicado pelo Diário de Cuiabá em 07/10/2008)
José Antonio Lemos dos Santos, arquiteto e urbanista, é professor universitário aposentado . Troféu "João Thimóteo"-1991-IAB/MT/ "Diploma do Mérito IAB 80 Anos"/ Troféu "O Construtor" - Sinduscon MT Ano 2000 / Arquiteto do Ano 2010 pelo CREA-MT/ Comenda do Legislativo Cuiabano 2018/ Ordem do Mérito Cuiabá 300 Anos da Câmara Municipal de Cuiabá 2019.
"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)
terça-feira, 7 de outubro de 2008
A DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL
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