"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



terça-feira, 22 de abril de 2014

BELÍSSIMA!


 José Antonio Lemos dos Santos

     Arquitetura é a arte de transformar o espaço de acordo com as necessidades do homem. Só que nem todas as transformações deste tipo podem ser consideradas Arquitetura, assim como nem toda escrita é Literatura, nem toda cura é Medicina, nem toda justiça é Direito. Foi Vitrúvio, um arquiteto do primeiro século depois de Cristo, quem complementou nossa definição de Arquitetura dizendo que para alcança-la uma construção deveria necessariamente ter três temperinhos fundamentais, chamados por ele de “Firmitas, Utilitas et Venustas”. Usou o latim que era a sua língua e no caso continuamos a usá-la ainda hoje, não por pernosticismo, mas por absoluta falta de palavras em Português que possam expressar todo o significado de cada um desses elementos que ficaram conhecidos como Tríade Vitruviana. “Firmitas” vai além da firmeza que o termo sugere e envolve também, por exemplo, as noções de estrutura, solidez, segurança e até nossa atual sustentabilidade. Já a “Utilitas” vai além da utilidade envolvendo também a funcionalidade, comodidade e o conforto. “Venustas” ultrapassa a estética e a beleza, e alcança também a zona mágica do encanto, deslumbramento e do fascínio. A utilização de qualquer uma dessas palavras em Português por certo reduziria em muito o verdadeiro significado da Tríade e da verdadeira Arquitetura. 
     Armado só com o conceito de Arquitetura apreciamos a Arena Pantanal na noite de sua pré-inauguração, 2 de abril de 2014, jogando Mixto e Santos pela Copa Brasil. A Arena Pantanal sempre despertou enorme expectativa enquanto Arquitetura, uma vez que seu projeto chegou a ser premiado dentro e fora do país e recebeu alguns elogios na imprensa, em especial, estrangeira. A ideia era observar a reação dos usuários em seu primeiro contato com este novo espaço que surge na cidade, afinal a Arquitetura é feita para o homem e aquela seria uma oportunidade ímpar para se observar as primeiras e mais espontâneas reações. Seriam de segurança, conforto e encantamento? Ou de decepção? 
     E o que vi foi uma autentica festa, desde a caminhada forçada a pé pela área restrita ao trânsito de veículos, com o público fazendo brincadeiras simpáticas disfarçando a forte expectativa pelo que veriam na nova Arena. Chegando pelo lado leste, diante daquela ampla esplanada tendo ao fundo a Arena Pantanal iluminada, pude assistir a um dos maiores espetáculos de encantamento coletivo. Lembrou-me o filme Contatos Imediatos de Spielberg, com o povo em figuras minúsculas diante da nave espacial fantástica vista pela primeira vez. Fotos de grupos, “selfies” apressados diante da ansiedade em chegar logo ao interior da espaçonave, digo, da Arena Pantanal.     
     

Foto José Lemos

     E dentro da Arena, a realização do prazer arquitetônico. Um espaço magnífico transmitindo a todos um sentimento de satisfação e de orgulho. “Firmitas, Utilitas et Venustas” mostravam-se presentes, em especial no espetáculo luminotécnico, na audácia das coberturas suspensas em grandes pórticos e no esplendor verde do gramado, digno de substituir o do saudoso Verdão, tido como o melhor gramado do Brasil. Ouviu-se bastante a expressão “nem parece Cuiabá”, talvez querendo dizer que nem parecia realidade, que tudo parecia um sonho.
     Depois daquela noite mágica voltei algumas vezes à Arena Pantanal pelo lado externo e pude observar que a população já adotou suas grandes praças como áreas de passeio e lazer com um número muito grande de pessoas em caminhadas e corridas, famílias reunidas em pé ou sentadas em cadeiras trazidas de casa, jovens e crianças em patins, skates, pipas e bicicletas usufruindo aquele novo espaço público. Oxalá consigamos mantê-la cada vez mais útil e bela. Belíssima!  
  


Fotos José Lemos
(Publicado em 22/04/2014 pelo Midianews, Página do Enock, RepórterMT,  e excepcionalmente no dia 23/04/2014 pelo Diário de Cuiabá, ...)

7 comentários:

  1. Caro Prof. José Lemos, agradeço em meu nome, da equipe da GCP e demais colaboradores os precisos comentários feitos nesse post e no anterior "A Nave Pousa". Ficamos extremamente orgulhosos com suas palavras, inclusive por que tive a felicidade de também estar na Arena no dia 02/04 e vivenciar a incrível experiência da comunidade cuiabana apropriando-se de nosso projeto. É para isso que serve a Arquitetura ! Saudações Arquitetônicas - Sergio Coelho / GCP Arquitetos

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, parabéns a você e à equipe do GCP. Agradeço a leitura e a gentileza do comentário.

    ResponderExcluir
  3. Comentário no Midianews:
    "Antonio Carlos Candia 22.04.14 15h37
    Destes uma aula colega. Aula que me encantou e que, certamente, encantou a todos que amam esta terra."

    ResponderExcluir
  4. Comentário no Midianews:
    "Augusto 22.04.14 16h25
    Sr. Lemos, a arena é bonita, mas: o piso é escorregadio quando molhado; é quente pra caramba (no jogo do mixto x santos não havia a brisa do verdão); o espaço entre as cadeiras é exíguo e se uma pessoa levanta, várias tem que levantar para dar passagem. Ah, parapeito de vidro em estádio de futebol? O Ginásio Aecim Tocantins é muito bonito, mas é um forno e quem senta no último anel só vê parte da quadra esportiva e não o jogo por completo. Acho que ainda falham em projetos bonitos."

    ResponderExcluir
  5. No Midianews:
    "Edson Bussiki 23.04.14 01h59
    Sempre abro a seção de opinião deste jornal na expectativa de encontrar um novo artigo de José Antonio Lemos, um verdadeiro amante desta terra. Expressa uma satisfação de otimismo vibrante, dando a nós um momento de satisfação, diante dos outros comentários sempre derrotistas.Viva Cuiabá!!!!

    ResponderExcluir
  6. Professor. Poucas vezes na minha vida, vi um Ser Humano ter tanta emoção ao comentar sobre sua área como o Sr. Espero que mais pessoas, alunos, humanos, possam se espelhar no seu exemplo. Penso que o mundo seria bem melhor se todos amassem o que faz. Ou pelo menos ter coragem de buscar melhorar. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Caro José Antônio
    Na verdade, este seu texto é como a Arena Pantanal, BELÍSSIMO! A leitura dos seus artigos sempre levanta meu "astral" pelo que tem de bom e de positivo; mesmo quando é para dar uma "chamada" em quem precisa ser advertido... eles são feitos na medida certa.
    Felicitações e continue escrevendo para deleite dos seus leitores no qual me incluo como leitora fidelíssima.

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.