"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



quinta-feira, 24 de abril de 2014

COMENTÁRIO ESPECIAL

Comentário adicional do arquiteto Sérgio Coelho sobre o artigo "BELÍSSIMA!" (postado com autorização dele):

"Caro Prof. José Antonio, farei na seqüência à essa mensagem privada, madrugada à dentro (depois de um longo dia na GCP, espero conseguir vencer o cansaço...) um comentário "mais enxuto" em seu post "Belissima" feito hoje (ontem) em seu Blog, que tanto emocionou os arquitetos aqui da GCP. Prefiro escrever nesse momento uma mensagem privada de "colega para colega" . Muito obrigado pelas suas palavras, que iniciando pela Tríade Vitruviana, me remeteu aos já longínquos anos de escola, assistindo às aulas de mestres como Eduardo de Almeida, Paulo Mendes da Rocha e Zanettini. É sem dúvida nenhuma, uma honra para mim, ler seus posts "Belissima" e "A Nave Pousou" (como esse título me fez lembrar do genial filme "E la nave va" de outro mestre, o Frederico, me fazendo lembrar o quanto a arquitetura é próxima do cinema, mas essa é outra conversa...), posts que fazem uma análise extremamente apropriada desse novo equipamento que Cuiabá recebe. No primeiro, o desafio do legado, de como pilotar essa nave que claramente nos coloca nessa nova interface da arquitetura com as "media", ou a arquitetura como plataforma, também digital. Tive a felicidade de visitar Medellin no ano passado e fiquei "de quatro" com os Parque Biblioteca, como o Espanha, um verdadeiro HUB, que extrapola muito a simples função convencional de biblioteca. requalifica o entrono, lança a cidade e sua orgulhosa comunidade ao futuro. Lá fiquei emocionado com a arquitetura. Assim sonhei, com extrema humildade que poderia ser em Cuiabá, guardadas as proporções e programas. Desde o dia zero do projeto da Arena Pantanal, entendemos esse projeto também como de requalificação urbana, uma pequena cirurgia de revitalização da área do Verdão. Impusemos que o projeto não fosse apenas de um estádio, mas sim de espaço público qualificado, integrado ao Aecim (daí termos deslocado a arena para o sul e termos feitos as rampas que ligam o nível 00 ao Aecim). E voce com enorme sensibilidade arquitetônica+urbanística percebe tudo isso e apresenta com precisão em seu blog. "Ao fim ao cabo", como dizem nossos colegas d'além mar, para mim, a arquitetura só existe se houver uso, ou melhor: usuário. E assim como voce, estimado Zé Antonio (desculpe-me a informalidade), tive a sorte e o prazer de lá estar naquele 02 de Abril. E ainda por cima, eu sou Santista !!! Fiquei arrepiado não de ver meu projeto (quase) pronto, mas sim de ver o povo, o público, a comunidade, a torcida Boca Suja, vibrando, apropriando-se do que desenhamos e com tanto custo acompanhamos, para que saísse o mais próximo do perfeito possível.
Lindo ! Belíssimo ! As famílias, a luz, o grito da torcida... um sonho realizado. Nós da GCP tivemos essa sorte: um projeto para tantos milhares de "donos": o povo de Cuiabá e do Mato Grosso. É lógico que deve haver aqueles que não gostam da arquitetura um tanto única que desenvolvemos, mas nós arquitetos vamos aprendendo que unanimidade é impossível....mas continuo sonhando, porque não fizemos esse projeto para a Copa ou FIFA, como acham alguns, fizemos para o futuro. Com muito cuidado, muito empenho e muita, muita responsabilidade. Infelizmente como nem tudo é perfeito, acabei de saber ontem que o jogo da Luverdense com o Vasco (aposto na vitória da moçada de São Lucas !) ainda não será com a capacidade total e que também ainda nossa "nave" não terá sua iluminação cênica pronta (fachadas e pórticos são iluminados por barras de LED, que dará o toque final da astronave cuiabana)....por isso, acabei re-agendando a ida do fotógrafo Leonardo Finotti e cancelando também minha viagem no sábado. Agora fico no aguardo da confirmação de meus clientes da Secopa da data do jogo em que tudo estará realmente acabado, para me arrepiar de novo. Seria uma honra para mim, encontra-lo nesse dia e assistirmos juntos a festa que mais uma vez os cuiabanos farão. Mais uma vez obrigado em meu nome, da equipe da GCP e demais colaboradores. SAUDAÇÕES ARQUITETÔNICAS !!!"

Um comentário:

  1. Me arrepiei com o artigo do zé lemos e agora com essa linda carta do Sergio Coelho. Há muito tempo não leio artigos tão lindos. Abraços. Rafael Detoni

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.