"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



terça-feira, 24 de junho de 2014

PARA SEMPRE

esportes.terra

José Antonio Lemos dos Santos

     Está marcado para hoje, no começinho desta noite de São João, o último jogo da Copa do Pantanal entre Colômbia e Japão, assinalando o fim da participação direta de Cuiabá nesta Copa do Mundo de 2014, que até agora tem sido magnífica, surpreendendo de modo favorável a opinião pública nacional e mundial. Em especial, calando aquela parte da grande mídia que, por motivos que serão descobertos um dia, jamais aceitou Cuiabá como uma das sedes da Copa e que continua armada para destacar qualquer deslize, por mínimo que seja e mesmo que falso. Por isso, enquanto o jogo não acabar, não dá para cantar uma vitória completa de Cuiabá na Copa mesmo na certeza de que tudo correrá bem, como vem acontecendo pela graça e proteção do Bom Jesus de Cuiabá, que, como estou cada vez mais convencido, foi quem de fato trouxe a Copa para nós como pretexto para sacudir sua gente e iniciar a preparação digna de sua cidade para o Tricentenário, em 2019.
     Mas Cuiabá e Mato Grosso já podem cantar muitas vitórias. E quero cantar a fundamental. Não vou me referir à fábrica de cimento, shoppings, torres hoteleiras ou às sempre tão focalizadas, esperadas e agouradas obras públicas que vão sendo incorporadas vorazmente pela cidade à medida em que são liberadas total ou parcialmente, confirmando suas urgências. Com rapidez, facilidade e conforto, outro dia fui do trevo da Rodoviária em Cuiabá até a rótula da Ponte Sérgio Mota em Várzea Grande, passando pelos viadutos do Despraiado e Orlando Chaves, e pelas trincheiras do Santa Isabel e Santa Rosa, esta ainda inconclusa. Sobre a maravilha da Arena Pantanal daria e dará muito para se falar. Como aquele luminoso espaço high-tech conseguiu traduzir tão bem o encantamento da tríade vitruviana, a ponto de transportar cerca de 40 mil pessoas confortavelmente a cada jogo para um mundo de alegria, vibração positiva, flashs, whatsapps, como se fosse de fato aquela nave intergaláctica mágica a que me referi em artigos anteriores? E o espaço do Fan Fest, no qual eu não fazia a menor fé, mas que numa noite recebeu mais pessoas que a própria arena? E a Arena Cultural dando um show diário de cultura local e regional? 
     Mas não é esse tipo de vitória que quero saudar como a fundamental. Essas coisas qualquer cidade pode ter, basta arranjar dinheiro. O que quero saudar é meu povo, minha gente em princípio tão simplória, desconfiada e arredia, mas que é capaz de dar show de alegria, calor humano e receptividade, condição primeira para a realização de um evento de tão grande porte como uma Copa do Mundo. Isso não se compra. O principal Cuiabá já tinha pronto naturalmente e não percebemos. E não podia ser melhor Cuiabá ter recebido primeiro as torcidas do Chile e da Austrália. Juntas com o cuiabano a empatia foi imediata. Jamais imaginei povos tão distantes no espaço e tão afins na simpatia, na alegria e na cordialidade. E depois vieram os russos e coreanos, bósnios e nigerianos e, logo os colombianos e japoneses, todos sem timidez no uso das cores, cantos, gritos pacíficos, mascotes e fantasias referentes aos seus países. Muitos trouxeram a família. 
     Às centenas ou milhares vieram também torcedores de outros países, e brasileiros de muitas cidades de Mato Grosso e do Brasil, todos integrados num grande momento de alegria espontânea e genuína. E o patinho feio na verdade era um belíssimo tuiuiú que serena bonito no alto e assenta mais lindo no chão. E a menor e menos preparada das sedes, com seus rios e o calor sadio, seu sotaque e modo de viver, do tereré e do guaraná, do Siriri e do Cururu, Cuiabá inteira virou uma grande festa internacional de paz e harmonia que ficará para sempre marcada no exato coração sul-americano e na memória do povo cuiabano. 
(Publicado pelo Diário de Cuiabá em 24/06/2014)

16 comentários:

  1. Por e-mail pessoal em 24/06/14 (postagem autorizada):
    "Desembargador Rubens de Oliveira:
    Parabéns pelo texto."

    ResponderExcluir
  2. No Midianews:
    "Claudio Savio,,, 24.06.14 08h14
    Que texto lindo palavras muito bem colocadas realmente espetacular muito obrigado srº José Antônio é um prazer texto otimo meus parabéns de verdade..."

    ResponderExcluir
  3. No Midianews:
    "cleo Magalhaes 24.06.14 09h22
    Bom Dia . seu comentário retratou que vi em nossa cidade. que apesar dos pesares recebeu todos que aqui estiveram de braços aberto o povo cuiabano deu um show a parte de saber receber e fazer a festa nunca vi nossa cidade tao feliz. parabéns meu povo cuiabano. mostrou para resto do pais com se faz festa....."

    ResponderExcluir
  4. No Midianews:
    "Reynaldo Garcia 24.06.14 14h42
    Parabéns. Belas palavras que se tornaram uma verdadeira luva de pelica em quem não acreditava no poder e na guarra deste povo."

    ResponderExcluir
  5. Na Página do Enock:
    "osmir disse:
    terça-feira, 24th junho 2014 as 14:37 - Ip: 201.22.173.155
    O mundo maravilhoso do José Antônio Lemos.Mas, a realidade é outra,Cuiabá,suja e inacabada nos matou de vergonha.Do Estadio para dentro ,padrão FIFA, daí para fora, padrão Roberto França,Wilson Santos,Mauro Mendes,Mauricio Magalhães,Silval Barbosa,Riva,Éder,,,Wallace,”et caterva”!"

    ResponderExcluir
  6. Na Página do Enock:
    "henrique disse:
    terça-feira, 24th junho 2014 as 17:37 - Ip: 177.64.231.180
    ESSE UFANISMO TRAZ UMA LEMBRANÇA DE ALGO QUE NÃO RECORDO BEM, MAS SEI QUE ACONTECEU EM UMA CERTA ÉPOCA NO BRASIL.. ESSA MINHA MEMÓRIA DE “BOM BRASILEIRO” ANDA MEIO DESBOTADA!
    ALGUÉM, POR FAVOR. PODE ME LEMBRAR?!
    ESPERO QUE SEJA A TEMPO DE NÃO FICAR FALANDO BESTEIRA POR AQUI??!"

    ResponderExcluir
  7. No Gmail:
    "ivoscaff@terra.com.br
    24 de jun (Há 1 dia)
    .....
    Obrigado Ze António pelo artigo de hoje.
    Precisamos, e como, nos ufanar das nossas qualidades.
    Somos o que somos. Ótimos. Ficou claro.....
    Ivo Cuiabano Scaff"

    ResponderExcluir
  8. No Midianews:
    "Gean 24.06.14 20h32
    Espetacular, fantástico, vibrante, entusiasmado este povo querido, este povo cuiabano, digo, recebeu e com muitos méritos todos, independente de qualquer lugar, e todos que conversei, disseram a mesma coisa, todos os turistas dos outros países e do resto do Brasil estavam hiper contentes com tudo que viram, vivenciaram, e com saudades já vão embora, mas com certeza que uma parte do coração ficou por aqui, que voltem para serem mais felizes!!!"

    ResponderExcluir
  9. No Midianews:
    "Prof Marcos 24.06.14 20h38
    Até agora é só alegria! O tempo é o senhor da verdade!"

    ResponderExcluir
  10. No Midianews:
    "Edson Bussiki 24.06.14 21h18
    Parabéns José Antonio, não só por este comentário como todos os outros desde o início dos preparativos para a Copa. Sempre positivo e nos dando esperanças diante das injustificáveis e arrasadoras críticas. Gastou-se muito com as obras, porém o legado que ficará para Cuiabá e todo Mato Grosso não tem preço. É compáravel ao que aconteceu com Barcelona após as suas Oimpíadas. Cuiabá simplesmente decolou rumo ao espaço. É o "Efeito Barcelona" agora em Cuiabá e Mato Grosso."

    ResponderExcluir
  11. No Midianews:
    "ANA RITA MACIEL RIBEIRO 25.06.14 07h29
    Falou bonito, com sentimento de amor por esta terra de todos nós. Uma bela reflexão crítica, poética e verdadeira . Parabéns amigo e colega."

    ResponderExcluir
  12. No Midianews:
    "MARCOS IPOJUCAN RAMOS DE ALMEIDA 25.06.14 07h34
    Cuiabá é assim, aliás, o povo cuiabano é assim, acolhedor, de fácil contato, alegre e lógico festeiro. Parabéns pelo texto professor. "

    ResponderExcluir
  13. No Midianews:
    "José Carlos de Souza Pires 25.06.14 09h44
    Meus parabéns por palavras tão expressivas e necessárias. Necessárias para encher de orgulho os Cuiabanos e Mato-grossenses que acreditaram que a Copa seria um sucesso e as obras iniciadas, ainda não concluídas totalmente, se constituem num legado que transformará a Capital de Mato Grosso em uma cidade moderna e acolhedora. Tudo isso será muito bom porque, além do conforto material que teremos, está nos enchendo de orgulho, de ser Cuiabano e Mato-grossense."

    ResponderExcluir
  14. No Midianews:
    "Fábio Silva 25.06.14 15h52
    Festa é com o povo cuiabano mesmo. Bebida, festa, bagunça, tudo isso combina com Cuiabá. Agora só falta construir uma cidade em volta da Arena Pantanal. "

    ResponderExcluir
  15. No Midianews:
    "Arcilio Barros 26.06.14 19h15
    Este artigo é um clássico da literatura cuiabana. Traduz tudo oque vi e vivi na Arena Pantanal, Fan Fest e ruas da cidade. Até dado momento devido ausência de bandeirada nas esquinas, carreatas etc a exemplo de jogos locais, eu achava que os maus políticos de plantão teriam conseguido matar a alegria de todo um povo, mas felizmente esse mesmo povo reagiu como bem descreve o artigo. Parabéns J. Antônio."

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.