"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



segunda-feira, 29 de março de 2021

VACINAÇÃO NO BRASIL 290321

 

José Antonio Lemos dos Santos

     O Brasil hoje, dia 29/03/2021, segunda-feira , ultrapassou a marca de 21 MILHÕES de vacinas aplicadas. Chegamos a 21.078.067 doses aplicadas (1ª e 2ª) com 7,68% da população brasileira imunizada com a 1ª dose. Foram vacinadas em 24 horas 873.920 pessoas, um número maior que o da segunda passada (599.333). Uso como base os dados do consórcio de veículos de imprensa atualizados até às 20h(DF) de hoje e publicados pelo G1. Apenas 4 países no mundo apresentam desempenhos superiores, EUA, China, Índia e Reino Unido, segundo o site Our World In Data. As doses aplicadas no país representam 67,20% das doses distribuídas aos estados. 

     Já para Mato Grosso a situação é bem mais grave. E piora proporcionalmente. Aplicou 8.107 doses (em 2 dias, já que não foram informados os dados de ontem) e chegou às 222.972 pessoas vacinadas representando 4,56% da população do estadual e 54,7% das 447.960 doses recebidas.  Penso que MT ainda não acertou numa metodologia ágil e segura para vacinar sua população. Ontem estava em penúltimo lugar no Brasil em população vacinada por habitante, hoje está em último. Mato Grosso do Sul está em primeiro lugar no país. Como pode tamanha discrepância? Enquanto a vacinação cresce acentuadamente no país, em MT a situação fica mais preocupante. Creio que seja hora da sociedade civil cobrar do governo estadual e dos prefeitos.

      Ainda assim são boas notícias em meio a tragédia que nos assola. Ainda é pouco para o país e teríamos que chegar no mínimo na casa das 1 milhão de doses aplicadas por dia e a média diária nacional móvel nos últimos 7 dias ainda está em 705.147. Mas avança. A vacinação é uma política do estado brasileiro, não deste ou daquele governante e ao compartilhar estes dados, além de tentar levar alguma esperança, quero homenagear este trabalho hercúleo que vem sendo feito de norte a sul do Brasil pelo SUS, nossa mais adorável jaboticaba, que é uma instituição tripartite envolvendo os governos federal estadual e municipal, não só este ou aquele governante. A vacina sempre foi a grande esperança nesta tragédia da COVID-19. Vale a pena acompanhá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.