"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



segunda-feira, 25 de março de 2013

TOYO ITO - PRITZKER 2013


Toyo Ito ganha o prêmio Pritzker 2013



Arquiteto japonês é homenageado pela poética em seu trabalho

Redação da revista AU


O arquiteto japonês Toyo Ito, de 71 anos, é o laureado de 2013 com o Pritzker Prize. O anúncio foi feito ontem (17) por Thomas J. Pritzker, presidente da Hyatt Foundation.
O júri do Pritzker o definiu como um "criador de edifícios atemporais, que funde seu design com uma dimensão espiritual, cuja poética transcende todo seu trabalho".
Sobre sua premiação, o arquiteto fez o comentário: "Arquitetura é construída por várias limitações sociais. Eu tenho feito arquitetura tendo em mente que seria possível fazer mais espaços confortáveis se nos libertássemos de todas as restrições, por pouco que seja. No entanto, quando um edifício é concluído, eu fico dolorosamente consciente da minha própria inadequação, e isso se transforma em energia que desafia meu projeto seguinte. Provavelmente, esse processo continuará se repetindo no futuro. Portanto, eu nunca ajustarei meu estilo arquitetônico e nunca me contentarei com meus trabalhos".
Toyo Ito se formou em arquitetura na Universidade de Tóquio em 1965, quando começou a trabalhar no escritório Kiyonori Kikutake & Associados. Em 1971 fundou seu próprio escritório em Tóquio, o Urban Robot (Urbot), e mudou o nome oito anos depois para Toyo Ito & Associados.
Nos primeiros anos de sua carreira, a maior parte dos trabalhos de Ito foram residências. A casa que ele projetou para sua irmã em 1976, chamada "White U", começou a chamar atenção para seu trabalho. A partir daí, nos anos 1980, Ito afirma que tentava acabar com o significado convencional de seu trabalho a partir do minimalismo, desenvolvendo uma leveza na arquitetura que se assemelhasse ao ar e ao vento.
Entre os diversos prêmios que já recebeu, se incluem o 22º Prêmio Imperial em Honra do Príncipe Takamatsu, em 2010; a Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects, em 2006; o Leão de Ouro Lifetime Achievement na Bienal Internacional de Veneza em 2002.
Toyo Ito é o sexto arquiteto japonês a ser laureado pelo Pritzker - os anteriores foram Kenzo Tange (1987), Fumihiko Maki (1993), Tadao Ando (1995), e a equipe Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (2010).
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de maio no John F. Kennedy Presidential Library and Museum em Boston, Estados Unidos. O edifício foi projetado por Ieoh Ming Pei, que também foi laureado pelo Pritzker em 1983.
Confira a entrevista de Toyo Ito para a revista AU: http://goo.gl/e4GSQ
Casa White O, de Toyo Ito, em condomínio no Chile, publicada em AU. Com fotos e plantas:http://goo.gl/YBlLf

Veja mais fotos de obras em: http: 
//www.piniweb.com.br//construcao/arquitetura/toyo-ito-ganha-o-premio-pritzker-2013-279422-1.asp



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.